ATUAÇÃO FISIOTERAPEUTICA NA PREVENÇÃO DE INCONTINENCIA URINARIA EM IDOSAS

Autores

  • Juliana Barreto Silva Rocha Faculdade de Ilhéus
  • Roberta de Melo Roiz Faculdade de Ilhéus

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17428

Palavras-chave:

Incontinência urinária. Idosa. Fisioterapia.

Resumo

Esse artigo buscou fazer uma revisão bibliográfica sobre a atuação da fisioterapia no tratamento de incontinência urinária em idosas. O estudo mostrou que a fisioterapia é um recurso promissor nas disfunções causadas pela incontinência urinária trazendo um resultado positivo na reabilitação do assoalho pélvico. A Sociedade Internacional de Continência define incontinência urinária (IU) como qualquer queixa de perda de urina involuntariamente, incumbido por provocar problemas sociais e higiénicos podendo ser desde um escape ocasional até uma incapacidade total para controlar qualquer quantidade de urina. Sabemos que IU não faz parte do envelhecimento fisiológico, porém é evidente o aumento da prevalência entre as idosas, que vem ocasionando repercussão na qualidade de vida, com o decorrer dos anos temos diminuição do tônus muscular e por efeito à diminuição de estrogênio ocorre às contrações involuntárias. A fisioterapia atua na prevenção da IU, buscando melhorar a sua qualidade de vida das idosas. Conclui-se que a fisioterapia possui diversas opções para tratar a IU, sendo o fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico associado ou não à algum dispositivo, a forma mais usada para diminuir a sintomatologia e melhorar a qualidade de vida das mulheres que sofrem dessa disfunção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Barreto Silva Rocha, Faculdade de Ilhéus

Discente do curso de fisioterapia. Faculdade de Ilhéus/Faculdade Madre Thaís. 

Roberta de Melo Roiz, Faculdade de Ilhéus

Doutora em Ciências Médicas pela Unicamp e docente do curso de Fisioterapia pela Faculdade de Ilhéus/ Faculdade Madre Thais.

Downloads

Publicado

2024-12-03

Como Citar

Rocha, J. B. S., & Roiz, R. de M. (2024). ATUAÇÃO FISIOTERAPEUTICA NA PREVENÇÃO DE INCONTINENCIA URINARIA EM IDOSAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(12), 669–686. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17428