DESAFIOS DE SER ENFERMEIRO NO BRASIL: UM ESTUDO REFLEXIVO

Autores

  • Leticia Chaves da Silva UNIG
  • Carlos Alexandre Lobo de Souza UNIG
  • Márcia Ribeiro Braz UNIG
  • Felipe de Castro Felicio UNIG
  • Wanderson Alves Ribeiro UNIG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.17396

Palavras-chave:

Emprego. Enfermeiros. Salários. Mercado de trabalho. Valorização social.

Resumo

Este estudo buscou refletir sobre o trabalho de enfermeiros e os desafios desses profissionais atuantes no contexto brasileiro, através da literatura publicada sobre esta temática. Trata-se   de   um   estudo   teórico-reflexivo sobre os desafios de ser um enfermeiro no Brasil. A qualidade de vida dos enfermeiros é influenciada por fatores principais relacionados a características pessoais (como idade e situação doméstica), comportamentos de saúde (como sono, dieta e exercícios) e características do trabalho (como tempo de atuação, trabalho noturno, nível de educação, horas inadequadas de trabalho, falta de instalações para descanso, falta de oportunidades de desenvolvimento profissional, ambiente de trabalho precário em termos de segurança e recursos, e salário inadequado). Considerando o papel dos enfermeiros na entrega de cuidados de alta qualidade, é crucial desenvolver uma compreensão abrangente dos fatores que afetam a satisfação no trabalho dos enfermeiros para reduzir a rotatividade de pessoal. Portanto, o reconhecimento da enfermagem é de suma importância para o sistema de saúde, destacando seu papel vital na prestação contínua e direta de cuidados aos pacientes. A desvalorização da enfermagem, evidenciada por salários inadequados e condições de trabalho insatisfatórias gera desgaste emocional e físico, influenciando diretamente no cuidado.

Downloads

Biografia do Autor

Leticia Chaves da Silva, UNIG

Acadêmica do curso de enfermagem, Universidade Iguaçu.

Carlos Alexandre Lobo de Souza, UNIG

Acadêmico do curso de enfermagem, Universidade Iguaçu.

Márcia Ribeiro Braz, UNIG

Enfermeira; Mestre pela UNIRIO e Doutor em Enfermagem pela UFRJ/ Anna Nery. Docente na graduação em enfermagem da Universidade Iguaçu. 

Felipe de Castro Felicio, UNIG

Mestre em saúde materno- infantil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1293984137615243. Orcid:https://orcid.org/0000-0003-4657-1661.

Wanderson Alves Ribeiro, UNIG

Enfermeiro; Mestre e Doutor em ciências do cuidado em saúde pela PACCS/UFF; Docente na graduação em enfermagem da Universidade Iguaçu. 

Downloads

Publicado

2024-12-01

Como Citar

Silva, L. C. da, Souza, C. A. L. de, Braz, M. R., Felicio, F. de C., & Ribeiro, W. A. (2024). DESAFIOS DE SER ENFERMEIRO NO BRASIL: UM ESTUDO REFLEXIVO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 8230–8240. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.17396