ARMADILHAS NO DIAGNÓSTICO DO CARCINOMA PAPILÍFERO ASSOCIADO A HIPERTIREOIDISMO: RELATO DE CASO

Autores

  • Lilian Maria de Godoy Soares Universidade Brasil
  • Letícia de Faria Vidale Universidade Brasil
  • Taciane Ribeiro Costa Universidade Brasil

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1725

Palavras-chave:

Nódulos em hipertireoidismo. Carcinomas da tireoide. Neoplasias na doença de Graves. Câncer Papilífero.

Resumo

Objetivo: Relatar caso de uma idosa com hipertireoidismo subclínico e nódulos na tireoide que, após investigação clínica, concluiu-se diagnóstico de Carcinoma Papilífero da tireoide; assim como enaltecer a importância de realizar uma avaliação completa para um diagnóstico precoce e confiável. Detalhamento do Caso: Paciente sexo feminino, 71 anos, em seguimento ambulatorial, com sintomas de Doença de Graves, cujos exames iniciais evidenciaram um TSH baixo e T4 normal, e com subsequente avaliação apresentava nódulo tireoidiano com características de malignidade ao USG. A Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF) foi compatível com Carcinoma Papilífero. Considerações finais: O hipertireoidismo é uma doença endócrina de alta prevalência na população brasileira, e sua principal causa é a Doença de Graves (60-80%). Apesar de sua associação com Carcinoma Papilífero costumar ser um evento não comumente encontrado, pode ocorrer em parte da população. Por esse motivo, exames complementares em pacientes com diagnóstico de DG associado a nódulo tireoidiano são de extrema necessidade.

Biografia do Autor

Lilian Maria de Godoy Soares, Universidade Brasil

Mestra em Engenharia biomédica. Universidade Brasil, UNIVBRASIL, São Paulo, Brasil. Especialização em Medicina do Trabalho. Universidade São Francisco, USF- Braganca Paulista, Brasil. Especialização - Residência médica. Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, HC, Brasil. Especialização - Residência médica. Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, HC, Brasil.  E- mail: lilianmariags@hotmail.com.

Letícia de Faria Vidale, Universidade Brasil

Graduanda em medicina na Universidade Brasil. -E- mail: leticiavidale@hotmail.com.

Taciane Ribeiro Costa, Universidade Brasil

Graduanda em medicina na Universidade Brasil. E-mail: tacianerc@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2021-07-31

Como Citar

Soares, L. M. de G., Vidale, L. de F. ., & Costa, T. R. . (2021). ARMADILHAS NO DIAGNÓSTICO DO CARCINOMA PAPILÍFERO ASSOCIADO A HIPERTIREOIDISMO: RELATO DE CASO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(7), 820–830. https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1725