INFLUÊNCIAS DA PANDEMIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA REFLEXÃO SOBRE OS SABERES MOBILIZADOS POR PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1694Palavras-chave:
Ensino de Matemática. Ensino Remoto. Docência. Pandemia.Resumo
Nas últimas décadas muito tem se discutido a respeito do papel do professor no processo de ensino. O professor não pode somente transmitir informações, mas ser mediador entre os alunos e o conteúdo estudado, assumindo o aluno como agente ativo no processo de aprendizagem. Sabemos que cada aluno aprende em tempos e de formas diferentes, por isso a relevância de diferentes metodologias para o ensino da pandemia causada pelo novo Coronavírus (COVID-19) as aulas, em 2020, têm sido realizadas através do ensino remoto emergencial, uma alternativa para manter o vínculo com os estudantes e continuar o processo de ensino. Com isso, alunos e professores apresentaram dificuldades, limitações e a certeza de que novos saberes e habilidades precisariam ser mobilizados para tornar o ensino remoto possível. Ao pensar sobre o aprendizado dos alunos e, verificando os índices de desempenho dos estudantes brasileiros com aulas presenciais, a preocupação sobre a qualidade da aprendizagem aumenta ao saber que o ensino remoto ainda não é realidade para muitos alunos, por falta de acesso à Internet ou mesmo computadores. Diante destes dados, professores e instituições tiveram que se reinventar e mobilizar diferentes saberes, para que todos os alunos fossem satisfatoriamente atendidos. Assim, este estudo tem o intuito de responder à seguinte questão norteadora: Que saberes os professores do Ensino Médio precisaram mobilizar para o ensino de Matemática, durante o período do ensino remoto emergencial (ERE)? O objetivo geral é identificar os saberes que os professores do Ensino Médio precisaram mobilizar para o ensino de Matemática durante o ERE.
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