MÉTODOS DE CONTROLE DA CIGARRINHA-DO-MILHO (Dalbulus maidis) COM O USO DE PRODUTOS QUÍMICOS E BIOLÓGICOS

Autores

  • Alexandre Gabriel Lovato FANORTE
  • Caio Alexandre Arce FANORTE
  • Jhonatas Daniel da Silva FANORTE
  • Willian Pereira da Silva FANORTE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16933

Palavras-chave:

Cigarrinha-do-milho. Manejo Integrado de Pragas. Controle químico.

Resumo

O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de milho, com uma produção de aproximadamente 102 milhões de toneladas e uma produtividade de 5,5 ton/ha na safra de 2019/2020. Essa produtividade está ligada aos padrões de qualidade fitossanitários, como tratos culturais adequados, bem como ao manejo de pragas e doenças que afetam a lavoura e trazem grandes prejuízos ao produtor. Com o aumento da produção de milho, há um aumento na incidência de pragas e doenças, devido aos cultivos sucessivos, ou seja, primeira e segunda safra, o que gera condições favoráveis para a reprodução de pragas e disseminação de doenças. O milho faz parte das principais culturas do agronegócio brasileiro, sendo o segundo grão de maior produção e importância econômica no país. Sua importância vai da alimentação animal, como um dos principais componentes energéticos da dieta de aves e suínos, e como insumo para produção de ração para bovinos, equinos, ovinos e caprinos, até como ingrediente da alimentação de milhões de pessoas no mundo inteiro. O controle de Dalbulus maidis na cultura do milho é principalmente realizado pelo método químico, podendo ser feito na forma de tratamento de sementes com inseticidas sistêmicos, havendo vários produtos registrados para este método. Esses produtos atuam no controle preventivo de pragas iniciais como a Dalbulus maidis, evitando ataques severos nos estádios iniciais de desenvolvimento das culturas e assim assegurando que a planta consiga se desenvolver de forma saudável e livre de doenças.

Biografia do Autor

Alexandre Gabriel Lovato, FANORTE

Acadêmico do curso de agronomia do instituto de ensino superior de Cacoal (FANORTE), Cacoal, RO, Brasil.

Caio Alexandre Arce, FANORTE

Acadêmico do curso de agronomia do instituto de ensino superior de Cacoal (FANORTE), Cacoal, RO, Brasil.

Jhonatas Daniel da Silva, FANORTE

Acadêmico do curso de agronomia do instituto de ensino superior de Cacoal (FANORTE), Cacoal, RO, Brasil.

Willian Pereira da Silva, FANORTE

Professor Mestre em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, orientador, Instituição de Ensino Superior de Cacoal (FANORTE).

Downloads

Publicado

2024-11-24

Como Citar

Lovato, A. G., Arce, C. A., Silva, J. D. da, & Silva, W. P. da. (2024). MÉTODOS DE CONTROLE DA CIGARRINHA-DO-MILHO (Dalbulus maidis) COM O USO DE PRODUTOS QUÍMICOS E BIOLÓGICOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 5772–5778. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16933