DOAÇÃO E CUIDADO: RELATOS DE MÃES QUE SE DEDICAM INTEGRALMENTE AO CUIDADO DE FILHOS COM DEFICIÊNCIA

Autores

  • Thallya Leite Miguel Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde- PE
  • Ruty Vanessa Bernardo Silvino Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde- PE
  • Julianne Milenna Padilha Rolim Faculdade Integrada CETE/FIC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1683

Palavras-chave:

Maternidade. Cuidado. Deficiência.

Resumo

O estudo teve como objetivo apontar quais os processos psicológicos envolvidos na dedicação integral e no cuidado de filhos com deficiência. Participaram da pesquisa oito mães de pessoas com deficiência atendidas no CER IV - Centro Especializado em Reabilitação Mens Sana. Os dados foram obtidos através de entrevistas semiestruturadas, realizadas individualmente, e posteriormente analisadas de acordo com a análise de conteúdo. Os resultados apontam que para entender a realidade do cotidiano do cuidado de filhos com deficiência é preciso entender as subjetividades das mães, as realidades em que vivem. A maternidade traz consigo uma realidade cercada de dores e prazeres, tais prazeres servem como motivação para a continuação do cuidado constante e integral, pois mesmo que não esteja presente fisicamente, a mãe está presente simbolicamente, pois mesmo distante do filho está sempre pensando e comandando seus cuidados. Conclui-se que a partir de uma compreensão de uma maternidade como algo particular, com significantes singulares e uma experiência de doação e cuidado, dores e amores, espera-se que tanto as mães, como as pessoas em geral passem a entender que as fragilidades, o cansaço e a culpa também fazem parte do processo e isso não minimiza o amor entre mãe e filho.

Biografia do Autor

Thallya Leite Miguel, Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde- PE

Discente do curso de Psicologia da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde – Email: Thallyaleite10@gmail.com

Ruty Vanessa Bernardo Silvino, Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde- PE

Discente do curso de Psicologia da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde – Email: Rutyrita@hotmail.com.

Julianne Milenna Padilha Rolim, Faculdade Integrada CETE/FIC

Psicóloga, Especialista em Psicologia Organizacional, Especialista em Avaliação Psicológica, Especialista em Psicologia do Trânsito. Mestranda em Gestão Empresarial. Docente do curso de Psicologia da AESA/ESSA e Faculdade Integrada CETE/FIC Garanhuns. E-mail: juliannepadilha@gmail.com.

Downloads

Publicado

2021-07-31

Como Citar

Miguel, T. L., Silvino, R. V. B. ., & Rolim, J. M. P. . (2021). DOAÇÃO E CUIDADO: RELATOS DE MÃES QUE SE DEDICAM INTEGRALMENTE AO CUIDADO DE FILHOS COM DEFICIÊNCIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(7), 280–295. https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1683