A RESPONSABILIDADE CIVIL DOS INFLUENCIADORES:UMA ANÁLISE A PARTIR DO DIREITO DO CONSUMIDOR

Autores

  • Hiago Vicente de Souza Oliveira UNA
  • Felipe Aparecido dos Santos UNA
  • Pauliana Maria Dias

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16738

Palavras-chave:

Direito do Consumidor. Cadeia de Consumo. Responsabilidade Civil. Publicidade. Influenciadores Digitais.

Resumo

A chamada “Era Digital” trouxe consigo novos meios e ferramentas que revolucionaram a comercialização de produtos e serviços, permitindo o alcance de um público vasto e diverso como nunca antes. Nesse cenário, destacam-se os Influenciadores Digitais, indivíduos que desempenham um papel estratégico na promoção de marcas, utilizando suas plataformas para alcançar e persuadir potenciais consumidores, com vistas ao incremento das vendas. O presente trabalho visa discutir a possível responsabilidade civil desses influenciadores à luz do Código de Defesa do Consumidor, especialmente em situações nas quais os produtos promovidos ocasionem, ou possam vir a ocasionar, algum tipo de dano ou desconforto aos consumidores que adquirem tais itens com base nessas recomendações. Para tanto, são abordadas as teorias ligadas à cadeia de consumo, analisando a possibilidade de equiparar esses profissionais ao conceito de fornecedores, conforme interpretação do referido código.

Biografia do Autor

Hiago Vicente de Souza Oliveira, UNA

Acadêmica do curso de Direito do Centro Universitário Una Bom Despacho, da Rede Ânima Educação.

Felipe Aparecido dos Santos, UNA

Acadêmica do curso de Direito do Centro Universitário Una Bom Despacho, da Rede Ânima Educação.

Pauliana Maria Dias

Mestre em Direito Processual Civil. Especialista em Direito Processual Civil. Especialista em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho. Advogada.

 

Downloads

Publicado

2024-11-14

Como Citar

Oliveira, H. V. de S., Santos, F. A. dos, & Dias, P. M. (2024). A RESPONSABILIDADE CIVIL DOS INFLUENCIADORES:UMA ANÁLISE A PARTIR DO DIREITO DO CONSUMIDOR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 3619–3635. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16738