RELATO DE CASO: DIAGNÓSTICO A CAMPO DO PISCINOODINIUM PILLULARE (SCHÄPERCLAUS, 1954) EM COLOSSOMA MACROPOMUM

Autores

  • Paulo Vitor Moreira Miranda de Almeida UNINASSAU
  • Mateus Aparecido Clemente UNINASSAU
  • Acsa Otto Luxinger Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16509

Palavras-chave:

Tambaqui. Doença parasitária. Piscicultura.

Resumo

A doença de veludo, causada pelo protozoário Piscinoodinium pillulare, é uma doença parasitária que afeta peixes de água doce, como o Colossoma macropomum. Essa infecção se caracteriza por sintomas como agitação, desconforto, movimentos operculares intensos e coloração alaranjada dos peixes, indicando a presença do parasita. O diagnóstico é realizado por meio de observação clínica e análise microscópica. Desta forma, o relato descrever um caso observado em 2022 em Ji-Paraná, Rondônia, onde foram identificados tambaquis com os sintomas clássicos dessa parasitose. O tratamento incluiu banhos de sal e aplicação de cal, resultando em significativa melhora na saúde dos peixes, com a ausência de mortes no viveiro, evidenciando a importância de intervenções precoces para o manejo eficaz dessa doença parasitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Vitor Moreira Miranda de Almeida, UNINASSAU

Graduando em bacharel em Medicina Veterinária, Centro Universitário Maurício de Nassau- UNINASSAU- Cacoal RO. 

Mateus Aparecido Clemente, UNINASSAU

Doutorado em Zoologia – UNESP, Rio Claro SP, Professor do Centro Universitário Maurício de Nassau- UNINASSAU – Cacoal RO. 

Acsa Otto Luxinger, Universidade Federal de Lavras

Engenheira de Pesca pela Universidade Federal de Rondônia, mestre em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal de Lavras. 

Downloads

Publicado

2024-11-05

Como Citar

Almeida, P. V. M. M. de, Clemente, M. A., & Luxinger, A. O. (2024). RELATO DE CASO: DIAGNÓSTICO A CAMPO DO PISCINOODINIUM PILLULARE (SCHÄPERCLAUS, 1954) EM COLOSSOMA MACROPOMUM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 905–911. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16509