O IMPACTO DAS REDES SOCIAIS NA NUTRIÇÃO E NA SUA RELAÇÃO COM TRANSTORNOS ALIMENTARES

Autores

  • Agnes Monteiro de Carvalho FAMETRO
  • Ana Carolina Carijó de Castro FAMETRO
  • Rebeca Figueiredo Sakamoto FAMETRO
  • Francisca Marta Nascimento de Oliveira Freitas FAMETRO

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16390

Palavras-chave:

Redes Sociais. Transtornos Alimentares. Distorção de Imagem. Conduta Nutricional. Papel do Nutricionista.

Resumo

As redes sociais, cada vez mais utilizadas no mundo atual como meio de entretenimento e comunicação, têm se tornado também um espaço de disseminação de informações, até mesmo por profissionais da saúde, como os nutricionistas. No entanto, o uso problemático dessas plataformas impacta diretamente quem pública e/ou acompanha, tendo como consequência o bullying, problemas de autoestima e transtornos alimentares. O objetivo deste estudo foi dimensionar o impacto e as consequências da disseminação de desinformação relacionada a nutrição e a alimentação, em redes sociais. Trata - se de um estudo de pesquisa exploratória do tipo revisão de literatura. As redes sociais têm papel importante na promoção de ideias e produtos, incluindo estilos de vida e informações falsas, sendo associadas a distúrbios mentais. Serve também como espaço oportuno para nutricionistas desmistificarem informações e promoverem hábitos saudáveis, ação que deve ser regulada pelo Código de Ética e de Conduta do Nutricionista (CECN). A insatisfação corporal e o desenvolvimento de transtornos alimentares e psicológicos estão ligados ao uso de redes sociais e ao compartilhamento de dietas milagrosas propagadas pela internet. O nutricionista tem o papel fundamental de auxiliar no combate de TA´s e orientar os caminhos para uma alimentação saudável.

Biografia do Autor

Agnes Monteiro de Carvalho, FAMETRO

Graduanda do Curso de Bacharelado em Nutrição Centro Universitário FAMETRO.

Ana Carolina Carijó de Castro, FAMETRO

Graduanda do Curso de Bacharelado em Nutrição. Centro Universitário FAMETRO. 

Rebeca Figueiredo Sakamoto, FAMETRO

Co-orientadora do TCC Mestre pela FAMETRO e Docente do curso de Bacharelado em Nutrição do Centro Universitário FAMETRO. Centro Universitário FAMETRO.

Francisca Marta Nascimento de Oliveira Freitas, FAMETRO

Orientadora do TCC, Doutora em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas e Docente do curso de Bacharelado em Nutrição do Centro Universitário Fametro Centro Universitário FAMETRO. 

Downloads

Publicado

2024-10-29

Como Citar

Carvalho, A. M. de, Castro, A. C. C. de, Sakamoto, R. F., & Freitas, F. M. N. de O. (2024). O IMPACTO DAS REDES SOCIAIS NA NUTRIÇÃO E NA SUA RELAÇÃO COM TRANSTORNOS ALIMENTARES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 5294–5307. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16390