GOVERNANÇA CORPORATIVA E FUNÇÃO SOCIAL DA EMPRESA: UMA ANÁLISE SOBRE A EXPRESSÃO CONSTITUCIONAL DOS PRINCÍPIOS ESG NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA

Autores

  • Natália Peraro Okano Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
  • Anne Carolline Wilians Vieira Rodrigues Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16210

Palavras-chave:

Função Social da Propriedade. Função Social da Empresa. ESG. Governança Corporativa.

Resumo

Nos últimos anos, tem-se difundido, em várias áreas, a importância da adoção dos Pilares ESG, que impõem a necessidade de um olhar voltado ao meio ambiente, à sociedade e à governança. Derivados do conceito de Desenvolvimento Sustentável, os referidos pilares carecem de estudos aprofundados sobre sua fundamentação legal, inviabilizando sua aplicabilidade e relativizando sua importância. O presente artigo busca, a partir da análise da função social da propriedade e, especificamente, da empresa, enquanto princípio constitucional que visa tutelar a coletividade, compreender a base principiológica dos Pilares ESG, a fim de identificar suas raízes dentro do direito brasileiro e, em especial, vislumbrar a correlação entre referidos pilares e o princípio da função social da propriedade e da empresa, bem como entender o papel da governança corporativa nessa seara.

Biografia do Autor

Natália Peraro Okano, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Mestranda em Direito junto ao Núcleo de Direito Civil na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP.

Anne Carolline Wilians Vieira Rodrigues, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Mestranda em Direito junto ao Núcleo de Direitos Difusos e Coletivos na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP.

Downloads

Publicado

2024-10-28

Como Citar

Okano, N. P., & Rodrigues, A. C. W. V. (2024). GOVERNANÇA CORPORATIVA E FUNÇÃO SOCIAL DA EMPRESA: UMA ANÁLISE SOBRE A EXPRESSÃO CONSTITUCIONAL DOS PRINCÍPIOS ESG NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 4782–4798. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16210