COMO AUMENTAR A POTÊNCIA DE UM MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA

Autores

  • Vinícius Souza Santos Bahia ANHANGUERA
  • Valter Alves ANHANGUERA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16026

Palavras-chave:

Potência. Torque. Deslocamento lateral do cilindro. Offset engine. Motores de combustão interna.

Resumo

Este estudo investiga os avanços potenciais na potência dos motores de combustão interna por meio do reposicionamento geométrico do cilindro, conhecido como deslocamento lateral do cilindro ou "offset engine". O objetivo deste estudo é investigar os avanços potenciais na potência dos motores de combustão interna através do reposicionamento geométrico do cilindro, analisando os efeitos desse deslocamento nos parâmetros de torque, potência e força lateral máxima exercida no êmbolo de um motor de ciclo Otto. A metodologia inclui uma Revisão Bibliográfica análises dos efeitos deste deslocamento nos parâmetros de torque, potência e força lateral máxima exercida no êmbolo de um motor de ciclo Otto. Utilizando simulações computacionais com o software Adams®, observou-se que tanto o torque quanto a potência aumentam com o incremento do deslocamento do cilindro. Além disso, a força lateral máxima no êmbolo foi consistentemente reduzida, atingindo valores mínimos em torno de um deslocamento de e = 0,4. Testes práticos em um dinamômetro demonstraram a viabilidade de implementação deste conceito em motores comerciais com poucas modificações nos componentes existentes, especialmente até um deslocamento de e = 0,1. Como resultado esperado, espera-se que o reposicionamento geométrico do cilindro aumente significativamente a potência dos motores de combustão interna. Conclui-se que esta estratégia pode ser eficaz para esse fim, oferecendo insights valiosos para futuras pesquisas e desenvolvimentos nesta área.

Biografia do Autor

Vinícius Souza Santos Bahia, ANHANGUERA

Anhanguera.

Valter Alves, ANHANGUERA

Orientador. Anhanguera.

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Publicado

2024-10-09

Como Citar

Bahia, V. S. S., & Alves, V. (2024). COMO AUMENTAR A POTÊNCIA DE UM MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 1468–1477. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16026