A INFLUÊNCIA DOS BISFOSFONATOS NA REGENERAÇÃO ÓSSEA DE CIRURGIAS DE IMPLANTES

Autores

  • Marília Auriéli Soares Nonato UNINOVAFAPI
  • Rebeca Cronemberger de Carvalho Moura Mendes UNINOVAFAPI
  • Marconi Raphael de Siqueira Rêgo UNINOVAFAPI
  • Erik Neiva Ribeiro de Carvalho Reis UNINOVAFAPI
  • José Pereira de Melo Neto UNINOVAFAPI

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.15945

Palavras-chave:

Bisfosfonato. Implantodontia. Regeneração óssea. Osseointegração.

Resumo

A reabilitação oral por intermédio da implantodontia é uma alternativa utilizada na perda dentária, entretanto, para que este tratamento seja possível, fatores como influências de doenças sistêmicas e medicamentos utilizados pelo paciente precisam ser verificados com atenção. Nesse contexto, um grupo de fármacos bastante utilizado são os bifosfonatos (BFs), amplamente utilizados para inibição da reabsorção óssea e tratamento de neoplasias malignas que influenciam diretamente no processo de formação óssea. O objetivo do presente estudo foi analisar por meio de uma revisão integrativa de literatura as consequências do uso dos bisfosfonatos na osseointegração de implantes dentários, com os seguintes objetivos específicos apresentar a fisiologia do reparo ósseo no processo de osseointegração de implantes,  explicar como se dá a interferência dos bisfosfonatos no processo de reparo ósseo pós cirurgia e se existe esta relação e citar os riscos da instalação de implantes em pacientes que fazem uso de bisfosfonatos.  Foi realizada uma revisão integrativa de literatura tomando como base artigos encontrados nas plataformas: Pubmed/Medline, Lilacs, quais foram selecionados 10 artigos devido sua relevância ao tema. A literatura atual mostrou um índice de sucesso considerável dentre os pacientes usuários de bisfosfonatos e que receberam implantes dentários, entretanto é importante que o cirurgião dentista tome algumas precauções e alerte o paciente sobre os riscos da perda do implante e da necrose dos maxilares em função do procedimento executado. Os bifosfonatos podem atuar como coadjuvante no tratamento de pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos bucais na implantodontia.

Biografia do Autor

Marília Auriéli Soares Nonato, UNINOVAFAPI

Graduanda do curso de Odontologia, do Centro Universitário Uninovafapi Afya.

Rebeca Cronemberger de Carvalho Moura Mendes, UNINOVAFAPI

Graduanda do curso de Odontologia, do Centro Universitário Uninovafapi Afya.

Marconi Raphael de Siqueira Rêgo, UNINOVAFAPI

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Piauí (1995). Especialização na área de Prótese Dental, com ênfase em Prótese Fixa Metal Free. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Cruzeiro Do Sul- UNICSUL. Atualmente é Professor Assistente Tempo Parcial do Curso de Odontologia da Universidade Estadual do Piauí, Professor Titular do Centro Universitário UNINOVAFAPI/Afya,e Cirurgião-Dentista especialista em Prótese Dental do Centro De Especialidades Odontológicas - CEO da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Parnaíba. Doutorando em Engenharia Biomédica pela Universidade Brasil desde março de 2021.

Erik Neiva Ribeiro de Carvalho Reis, UNINOVAFAPI

Possui graduação em odontologia pela UNINOVAFAPI (2006/2010). Residente em Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-Facial (CTBMF) no Hospital de Base Bauru-SP (2012/2015). Mestrado (2015-2017) e doutorado (2017-2021) em CTBMF pela Faculdade de Odontologia de Araçatuba UNESP-SP. Fellowship - no GSR Hospital - Institute Craniofacial Facial Plastic Surgery - Hyderabad - Índia (2018). Possui experiência na área de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial e Implantodontia. Atua principalmente em cirurgias do trauma maxilofacial, reconstruções maxilofaciais, fissuras faciais, cirurgia ortognática, cirurgia das atms e patologia do complexo maxilofacial. Professor a nível de graduação do Centro Universitário UNINOVAFAPI. Membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial. 

José Pereira de Melo Neto, UNINOVAFAPI

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1983).Especialista em Periodontia pela Faculdade de Odontologia da Universidade de Pernambuco- UPE, Mestre em Periodontia pelo Centro de Pesquisas Odontológicas, São Leopoldo Mandic. Atualmente é professor adjunto tempo parcial do Centro Universitário UNINOVAFAPI/Afya, lecionando as disciplinas de Implantodontia, Estágio Supervisionado, e Anatomia para Odontologia. Pesquisa principalmente nos seguintes temas: iatrogenias, restaurações, periodontite, ph salivar, doença periodontal, medicina periodontal, biofilme dental, clorexidina a 0,12, uti, técnica cirúrgica, implantes osseointegrados e implantodontia, diagnóstico, tratamento. 

Downloads

Publicado

2024-10-07

Como Citar

Nonato, M. A. S., Mendes, R. C. de C. M., Rêgo, M. R. de S., Reis, E. N. R. de C., & Melo Neto, J. P. de. (2024). A INFLUÊNCIA DOS BISFOSFONATOS NA REGENERAÇÃO ÓSSEA DE CIRURGIAS DE IMPLANTES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 1119–1130. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.15945