DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PERSPECTIVAS DO ESTUDANTE E DO DOCENTE

Autores

  • Mônica de Azevedo Lima Moreira Must University
  • Cláudia Márcia Ferreira Marangone Universidade Castelo Branco
  • Jaqueline Martins Coleta da Silva Faculdade Faveni
  • Márcia Cristina Matos Louzada Universidade Castelo Branco
  • Reginalda Côgo Faculdade Europeia de Vitória- FAEV
  • Síntia de Azevedo Lima Faculdade  de Vitória

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15874

Palavras-chave:

Educação a Distância. Desafios Educacionais. Interação e Engajamento.

Resumo

A educação a distância (EaD) tem se expandido rapidamente, oferecendo flexibilidade e acessibilidade, mas também apresentando uma série de desafios e oportunidades tanto para estudantes quanto para docentes. Partindo desse pressuposto, este paper foi elaborado com tema Desafios e oportunidades na educação a distância: perspectivas do estudante e do docente, com objetivo de analisar as principais dificuldades enfrentadas por ambos os grupos, como a gestão do tempo, a necessidade de autodisciplina por parte dos estudantes e a adaptação dos docentes a novas tecnologias e métodos de ensino. Além disso, serão exploradas as oportunidades proporcionadas pela EaD, incluindo a personalização do aprendizado, o acesso a uma gama mais ampla de recursos educacionais e a possibilidade de interação global. A pesquisa visa fornecer insights sobre como as instituições podem apoiar melhor os estudantes e docentes na maximização dos benefícios da educação a distância, ao mesmo tempo, em que minimizam os obstáculos associados a essa modalidade de ensino. A opção foi realizar uma pesquisa bibliográfica voltada para o levantamento de dados e informações relevantes sobre essa temática, que já tenham sido publicados em artigos, livros e outras fontes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica de Azevedo Lima Moreira, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes da Educação, Must University (MUST).

Cláudia Márcia Ferreira Marangone, Universidade Castelo Branco

Pós-graduação em Gestão escolar integradora: supervisão, Orientação  e Inspeção Educacional, Universidade Castelo Branco.

Jaqueline Martins Coleta da Silva, Faculdade Faveni

Pós-graduação em Alfabetização e Letramento, Faculdade Faveni.   

Márcia Cristina Matos Louzada, Universidade Castelo Branco

Pós-graduação em Gestão escolar integradora: supervisão, Orientação  e Inspeção Educacional, Universidade Castelo Branco.

Reginalda Côgo, Faculdade Europeia de Vitória- FAEV

Pós-graduação em Alfabetização, Faculdade Europeia de Vitória- FAEV.

Síntia de Azevedo Lima, Faculdade  de Vitória

Pós-graduação em Ensino Religioso, Faculdade  de Vitória.

Downloads

Publicado

2024-09-26

Como Citar

Moreira, M. de A. L., Marangone, C. M. F., Silva, J. M. C. da, Louzada, M. C. M., Côgo, R., & Lima, S. de A. (2024). DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PERSPECTIVAS DO ESTUDANTE E DO DOCENTE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(9), 3577–3582. https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15874