AGENESIA MÚLTIPLA DE ÓRGÃOS E MÁ-FORMAÇÃO DE MANDÍBULA EM BOVINO DE LEITE: RELATO DE CASO

Autores

  • Willian Rafael Vorpagel Pielke Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Mônica Regina de Mattos Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15613

Palavras-chave:

Ausência. Bexiga. Gestação. Rins. Útero.

Resumo

As anomalias congênitas são anormalidades em estruturas e funções presentes durante a gestação ou após o nascimento, e com frequência, são o resultado de fatores ambientais, genéticos ou ambos. Sua etiologia pode estar associada também a agentes infecciosos, como vírus, características hereditárias, ingestão de plantas tóxicas ou exposição a agentes químicos. As anomalias congênitas são raras, ocorrendo esporadicamente, mas podem também ocorrer na forma de surtos. Uma bezerra de raça holandesa chegou a Clínica Veterinária da Pontifícia Universidade Católica do Paraná- PUCPR, em Toledo- PR, com três dias de vida, apresentando inicialmente má formação de mandíbula e atrofia de membros. Observações clínicas, indicaram diarreia e desidratação causada pela má formação mandibular, que obstruía sua ingestão de alimentos. Devido ao estado clínico do animal optou-se pela eutanásia. O exame necroscópico revelou ainda, agenesia de todo o trato urinário e parcial do reprodutor, onde o animal apresentava somente vulva e vagina. O caso relatado se trata de uma malformação congênita de ocorrência esporádica, que se caracteriza por deformações múltiplas e associada a fatores genéticos não determinados.

Biografia do Autor

Willian Rafael Vorpagel Pielke, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Acadêmico de medicina veterinária em Pontifícia Universidade Católica do Paraná. 

Mônica Regina de Mattos, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Orientadora e professora de Medicina Veterinária em Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Mestre e médica veterinária. 

Downloads

Publicado

2024-09-12

Como Citar

Pielke, W. R. V., & Mattos, M. R. de. (2024). AGENESIA MÚLTIPLA DE ÓRGÃOS E MÁ-FORMAÇÃO DE MANDÍBULA EM BOVINO DE LEITE: RELATO DE CASO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(9), 1712–1721. https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15613