PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO COMO FERRAMENTA DE GESTÃO EMPRESARIAL À LUZ DO ARCABOUÇO JURÍDICO BRASILEIRO

Autores

  • José Wilson Bezerra de Sousa Universidade Estadual do Ceará image/svg+xml
  • Douglas Willyam Rodrigues Gomes Universidade Estadual do Ceará - UECE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15390

Palavras-chave:

Planejamento Tributário. Gestão Empresarial. Legislação Tributária.

Resumo

O presente trabalho objetiva realizar uma análise a respeito dos limites legais do planejamento tributário praticado pelas organizações empresariais como ferramenta de gestão estratégica, especialmente, a sua forma mais conhecida, que é a elisão fiscal. Instrumento este que respeita as normas antielisivas vigentes, conforme disposto no art. 116, parágrafo único, do Código Tributário Nacional, diploma legal máximo do nosso ordenamento jurídico, quando o assunto é legislação tributária. Tratar-se-á, em um primeiro momento, dos princípios constitucionais relacionados à temática em pauta, abordando o nascimento e concretização da relação jurídico-tributária, para, em seguida, discorrer-se sobre o conceito e definição de planejamento tributário, e, por fim, passar-se a realizar uma análise a respeito das possibilidades de melhorias competitivas e financeiras de uma empresa em função do seu planejamento tributário, pautado na elisão fiscal, sem ter a necessidade, portanto, de recorrer-se às práticas ilegais da evasão fiscal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Wilson Bezerra de Sousa, Universidade Estadual do Ceará

Graduando em bacharelado em ciências contábeis, Universidade Estadual do Ceará — UECE.

Douglas Willyam Rodrigues Gomes, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Professor Orientador. Mestre em planejamento e políticas públicas pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Universidade Estadual do Ceará - UECE.

Downloads

Publicado

2024-08-22

Como Citar

Sousa, J. W. B. de, & Gomes, D. W. R. (2024). PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO COMO FERRAMENTA DE GESTÃO EMPRESARIAL À LUZ DO ARCABOUÇO JURÍDICO BRASILEIRO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(8), 2559–2574. https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15390