PREVALÊNCIA DOS MEDICAMENTOS UTILIZADOS NO TRATAMENTO DA ASMA E DA RINITE ALÉRGICA POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DO OESTE DO PARANÁ

Autores

  • Geovana Maria Duarte Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz
  • Vinícius André Guerra Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz
  • Clarissa Vasconcelos de Oliveira Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15258

Palavras-chave:

Asma. Rinite alérgica. Tratamento.

Resumo

Esse artigo analisou a terapêutica medicamentosa adotada no tratamento da asma e da rinite alérgica, por estudantes dos cursos de graduação em medicina, enfermagem e farmácia acometidos por essas patologias. Foi realizado um estudo transversal de prevalência a partir da aplicação de um questionário com 17 perguntas para 150 estudantes de graduação. Dos 150 questionários respondidos, 36 respostas foram incoerentes e descartadas, tendo então uma amostra de 114 respostas. Tem-se que 10 (8.77%) possuem asma e rinite alérgica, enquanto 2 (1.8%) possuem apenas asma e 31 (27.2%) apenas rinite alérgica. Um total de 20 (46.51) pesquisados fazem tratamento para asma e/ou rinite alérgica, enquanto 23 (53.49%) estudantes não realizam tratamento no momento. Sobre os medicamentos utilizados para asma, Salbutamol ou Terbutalina e glicocorticoides são os de maior prevalência de uso. Enquanto que para a rinite alérgica, os anti-histamínicos sistêmicos, os descongestionantes tópicos nasais e a lavagem nasal com soro fisiológico prevalecem. Além da terapia medicamentosa, 33 (76.74%) dos estudantes afirmam evitar a exposição aos fatores que desencadeiam a asma e a rinite, como por exemplo, agentes alérgenos. Em síntese, os medicamentos mais utilizados no tratamento da asma e da rinite alérgica, pela população estudada, correspondem aos broncodilatores β2-agonistas, os anti-inflamatórios esteroidais e os antagonistas do receptor H1 da histamina. Além desses, a prática da lavagem nasal também é adotada pelos participantes da pesquisa.

Biografia do Autor

Geovana Maria Duarte, Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz

Acadêmica do curso de medicina do Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz.

Vinícius André Guerra, Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz

Doutor em Ciências Pneumológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor da faculdade de medicina do Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz. 

Clarissa Vasconcelos de Oliveira, Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz

Doutora em Farmacologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Docente dos cursos da área da saúde do Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz.

Downloads

Publicado

2024-08-16

Como Citar

Duarte, G. M., Guerra, V. A., & Oliveira, C. V. de. (2024). PREVALÊNCIA DOS MEDICAMENTOS UTILIZADOS NO TRATAMENTO DA ASMA E DA RINITE ALÉRGICA POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DO OESTE DO PARANÁ. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(8), 1963–1971. https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15258