PERFIL OBSTÉTRICO E SOCIAL DE PACIENTES COM ALTO ESCORE PARA RASTREIO DE DEPRESSÃO PÓS-PARTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15218

Palavras-chave:

Depressão pós-parto. Saúde pública. Epidemiologia.

Resumo

A depressão pós-parto é definida como depressão maior que não possui características psicóticas, tem início nas quatro primeiras semanas após o parto e pode durar até um ano. A ocorrência está associada a deficiências no desenvolvimento cognitivo e social da criança, além de gerar danos para a saúde da mulher e problemas conjugais. Possui alta incidência, mas muitas vezes não é diagnosticada precocemente para tratamento correto. O presente estudo buscou determinar a presença de um perfil obstétrico e social de maior risco para desenvolver a doença, facilitando o diagnóstico precoce. Vinte e uma puérperas responderam um questionário social e obstétrico juntamente à Escala de Depressão Pós-Parto de Edimburgo durante visita domiciliar. Foram consideradas de alto risco as puérperas com pontuação maior ou igual a doze. Os fatores que mais se associaram com o alto risco foram: o maior número de filhos, a ocorrência de um aborto, baixo nível socioeconômico, histórico pessoal e familiar de doença psiquiátrica, complicações gestacionais, sensação de não possuir suporte durante a gestação e pós-parto e não possuir ajuda para cuidar do filho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Poliana Lopes Rodrigues dos Santos, Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

Médica formada pelo Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7038-4340 Cascavel, Paraná. 

Letícia Weiler Prado, Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

Médica formada pelo Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0797-0902 Cascavel, Paraná, Brasil. 

Felipe Perinazzo da Rosa, Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

Acadêmico do 12º período do curso de Medicina do Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9396-8165 Cascavel, Paraná. 

Vagner Fagnani Linartevichi, Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

Farmacêutico-Bioquímico graduado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Mestre e Doutor em Farmacologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Cascavel, Paraná.

Adriano Luiz Possobon, Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

Médico graduado pela Universidade Católica de Pelotas, especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade Federal de Pelotas, Mestre em Ensino nas Ciências da Saúde pelas Faculdades Pequeno Príncipe. Docente do Centro Universitário Assis Guragacz, Cascavel, Paraná.

Downloads

Publicado

2024-08-13

Como Citar

Santos, P. L. R. dos, Prado, L. W., Rosa, F. P. da, Linartevichi, V. F., & Possobon, A. L. (2024). PERFIL OBSTÉTRICO E SOCIAL DE PACIENTES COM ALTO ESCORE PARA RASTREIO DE DEPRESSÃO PÓS-PARTO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(8), 1533–1546. https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15218