CONTABILIDADE PÚBLICA: A NECESSIDADE E A UTILIZAÇÃO DA PRÁTICA DAS NORMAS CONTÁBEIS NO SERVIÇO PÚBLICO

Autores

  • Antonio Willame Soares de Lima Faculdade de Educação de Crateús
  • Ana Zenilce Moreira Faculdade de Educação de Crateús

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15201

Palavras-chave:

Contabilidade pública. Normas Brasileiras de Contabilidade. Manual de Contabilidade.

Resumo

Este estudo destaca a relevância da implementação e utilização das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP), com adoção integral nos três níveis de governo, especialmente na Prefeitura Municipal de Crateús, Ceará, no período de 2024. O objetivo é verificar como a Administração Pública de Crateús tem desenvolvido o processo de normatização e a utilização da padronização dos procedimentos contábeis, baseando-se no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP). Além disso, o estudo busca identificar as dificuldades enfrentadas pelo Setor Contábil de Crateús nesse processo de normatização e os ganhos obtidos com a implantação das normas aplicadas ao setor público. Para tanto, realizou-se uma pesquisa por meio de manuais, documentos e levantamento de dados no município. Os resultados indicam que o setor contábil do município possui conhecimento teórico sobre as Normas Contábeis Brasileiras, evidenciando a importância desse conhecimento tanto para uma atuação profissional mais eficiente quanto para o avanço da Ciência Contábil.

Biografia do Autor

Antonio Willame Soares de Lima, Faculdade de Educação de Crateús

Graduando do curso em Ciências Contábeis, FAEC/UECE - Faculdade de Educação de Crateús - Campus Altamira, Crateús – Ce. 

Ana Zenilce Moreira, Faculdade de Educação de Crateús

Orientadora do curso em Ciências Contábeis, FAEC/UECE - Faculdade de Educação de Crateús - Campus Altamira, Crateús - Ce.

Downloads

Publicado

2024-08-13

Como Citar

Lima, A. W. S. de, & Moreira, A. Z. (2024). CONTABILIDADE PÚBLICA: A NECESSIDADE E A UTILIZAÇÃO DA PRÁTICA DAS NORMAS CONTÁBEIS NO SERVIÇO PÚBLICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(8), 1354–1365. https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15201