UM ESTUDO DE CASO SOBRE TERAPIA EM GRUPO COM CRIANÇAS AUTISTAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15143Palavras-chave:
Análise do Comportamento Aplicada. Autismo. Atenção Conjunta.Resumo
O presente estudo é um relato de experiência de uma prática de estágio voltada ao atendimento de crianças autistas e com outras condições neurodivergentes. O objetivo deste relato é apresentar as atividades desenvolvidas a partir de uma análise crítica das práticas baseadas na Análise do Comportamento Aplicada (ABA). Busca-se, dessa forma, contribuir para a disseminação dos conhecimentos psicológicos aplicados ao autismo. Um dos focos da prática realizada foi observar e atuar em contextos de atividades em grupo feitas com crianças autistas. Foram desenvolvidas atividades destinadas a estimular o desenvolvimento cognitivo, comportamental e educacional. Conclui-se que as dinâmicas grupais emergiram como uma estratégia eficaz para fomentar o desenvolvimento das habilidades sociais das crianças no contexto social. No entanto, é importante manejar as contingências em vigor no ambiente terapêutico grupal para que as atividades sejam, cada vez mais, reforçadoras para as crianças.
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