TRATAMENTO DA DOR CRÔNICA NA MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • João Vitor Dias Calzada Universidade Federal do Mato Grosso
  • Guilherme Ferreira Alvarenga UNIFENAS
  • Fabliny Cordeiro de Oliveira UNIFENAS
  • Viviane Aparecida Santos Rezende Faculdade da Saúde e Ecologia Humana
  • Jairo de Faria Paiva Júnior Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15102

Palavras-chave:

Dor Crônica; Medicina de Família e Comunidade; Terapêutica.

Resumo

A dor crônica é definida como uma dor que persiste por mais de três a seis meses, além do tempo esperado de cura do tecido. Essa condição pode resultar de várias causas, incluindo doenças crônicas, lesões, cirurgias e condições idiopáticas. A dor crônica pode ser classificada em dois tipos principais: dor nociceptiva, que resulta de danos aos tecidos, e dor neuropática, que resulta de danos ou disfunção no sistema nervoso. A prevalência da dor crônica é significativa, afetando cerca de 20% a 30% da população adulta globalmente. No Brasil, estima-se que aproximadamente 37% da população sofre de dor crônica, o que representa um grande desafio para os sistemas de saúde. A dor crônica é mais comum em mulheres, idosos e indivíduos com menor nível socioeconômico. Logo, esta revisão narrativa de literatura reuniu artigos das principais bases de dados objetivando indicar estratégias de tratamento de dor crônica na medicina de família e comunidade, além do papel do médico de família e comunidade durante o manejo. Concluiu-se que o manejo da dor crônica na medicina de família requer uma abordagem holística e integrada, com foco na educação, coordenação do cuidado, suporte emocional e monitoramento contínuo, melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

Biografia do Autor

João Vitor Dias Calzada, Universidade Federal do Mato Grosso

Médico pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFTM). 

Guilherme Ferreira Alvarenga, UNIFENAS

Graduando em Medicina pela Universidade Professor Edson Antônio Velano (UNIFENAS). 

Fabliny Cordeiro de Oliveira, UNIFENAS

Médica pela Universidade Professor Edson Antônio Velano (UNIFENAS).

Viviane Aparecida Santos Rezende, Faculdade da Saúde e Ecologia Humana

Enfermeira pela Faculdade da Saúde e Ecologia Humana (FASEH).

Jairo de Faria Paiva Júnior, Universidade Federal de Juiz de Fora

Médico pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Pós-graduado em Endocrinologia pelo Centro Universitário União das Américas Descomplica (UniAmérica).  

Downloads

Publicado

2024-08-02

Como Citar

Calzada, J. V. D., Alvarenga, G. F., Oliveira, F. C. de, Rezende, V. A. S., & Paiva Júnior, J. de F. (2024). TRATAMENTO DA DOR CRÔNICA NA MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(8), 300–306. https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15102