WASHING E TRANSFORMAÇÃO DE IMAGEM CORPORATIVA: ANÁLISE DE PRÁTICAS ESG E IMPLICAÇÕES LEGAIS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.15087Palavras-chave:
Washing. Socialwashing. Greenwashing. Legislação aplicável.Resumo
A relação do ESG (Environmental, Social and Governance) e a busca dos consumidores por produtos e serviços mais sustentáveis e que apresentam uma razão social tem cada dia mais reflexos na legislação vigente e há discussões que geralmente são sedimentadas pelos Tribunais de Cúpula. O presente artigo apresentará a definição de washing e como tal prática é usada para alterar a imagem de empresas que deturpam a ideia de produtos sustentáveis e que agridem de forma mínima ou não agridem o meio ambiente para aumentar seus lucros. Neste ponto de dista, também, será abordada a aplicação da legislação e os debates acerca da criação de uma legislação específica, bem como a sua aplicabilidade para a defesa do consumidor, que muitas vez acaba não sabendo qual atitude poderá tomar para se proteger das práticas abusivas, tendo em vista que a legislação não é clara sobre o assunto.
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