WASHING E TRANSFORMAÇÃO DE IMAGEM CORPORATIVA: ANÁLISE DE PRÁTICAS ESG E IMPLICAÇÕES LEGAIS

Autores

  • Rodrigo Fernandes Assalve Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.15087

Palavras-chave:

Washing. Socialwashing. Greenwashing. Legislação aplicável.

Resumo

A relação do ESG (Environmental, Social and Governance) e a busca dos consumidores por produtos e serviços mais sustentáveis e que apresentam uma razão social tem cada dia mais reflexos na legislação vigente e há discussões que geralmente são sedimentadas pelos Tribunais de Cúpula. O presente artigo apresentará a definição de washing e como tal prática é usada para alterar a imagem de empresas que deturpam a ideia de produtos sustentáveis e que agridem de forma mínima ou não agridem o meio ambiente para aumentar seus lucros. Neste ponto de dista, também, será abordada a aplicação da legislação e os debates acerca da criação de uma legislação específica, bem como a sua aplicabilidade para a defesa do consumidor, que muitas vez acaba não sabendo qual atitude poderá tomar para se proteger das práticas abusivas, tendo em vista que a legislação não é clara sobre o assunto.

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Biografia do Autor

Rodrigo Fernandes Assalve, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestrando, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC.

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Publicado

2025-02-13

Como Citar

Assalve, R. F. (2025). WASHING E TRANSFORMAÇÃO DE IMAGEM CORPORATIVA: ANÁLISE DE PRÁTICAS ESG E IMPLICAÇÕES LEGAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(2), 1066–1078. https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.15087