PANCREATITE AGUDA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE FISIOPATOLOGIA, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

Autores

  • Ana Luíza Carvalho Gontijo Universidade Federal de Ouro Preto
  • Maiza Marilac Nunes Universidade Federal de Ouro Preto
  • Gabriela Gonçalves Ribeiro Universidade Federal de Ouro Preto
  • Yasmim Nogueira Medina Universidade Federal de Ouro Preto
  • Silvia Cota Aroeira Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.15031

Palavras-chave:

Pancreatite. Pancreatite Aguda.

Resumo

A Pancreatite Aguda (PA) é uma doença inflamatória aguda, geralmente benigna, mas com potencial de gerar morbidade e mortalidade em até 20% dos casos, tendo como principais causas incluem o consumo de álcool, colelitíase, hipertrigliceridemia, pós-CPRE, drogas e traumas. Sua sintomatologia é variável, caracterizada principalmente por dor abdominal. O diagnóstico de PA é estabelecido pela clínica, dosagem de amilase e lipase séricas e achados característicos em imagens abdominais. O tratamento foca no suporte clínico, analgesia, controle de sintomas, realimentação precoce e manejo adequado das complicações sistêmicas.

Biografia do Autor

Ana Luíza Carvalho Gontijo, Universidade Federal de Ouro Preto

Acadêmica de Medicina. Universidade Federal de Ouro Preto.

Maiza Marilac Nunes, Universidade Federal de Ouro Preto

Acadêmica de Medicina. Universidade Federal de Ouro Preto.

Gabriela Gonçalves Ribeiro, Universidade Federal de Ouro Preto

Acadêmica de Medicina. Universidade Federal de Ouro Preto.

Yasmim Nogueira Medina, Universidade Federal de Ouro Preto

Acadêmica de Medicina. Universidade Federal de Ouro Preto.

Silvia Cota Aroeira, Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais

Médica. Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais.

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Publicado

2024-07-29

Como Citar

Gontijo, A. L. C., Nunes, M. M., Ribeiro, G. G., Medina, Y. N., & Aroeira, S. C. (2024). PANCREATITE AGUDA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE FISIOPATOLOGIA, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 3094–3101. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.15031