DESPERTANDO OS ASPECTOS SAUDÁVEIS DA PSIQUE FEMININA POR MEIO DAS ETAPAS DE INICIAÇÃO PROPOSTAS NO CONTO VASALISA EM “MULHERES QUE CORREM COM OS LOBOS”

Autores

  • Marcia Corralero Rosa Rodrigues Universidade Santo Amaro-UNISA
  • Roseli Aparecida Monaco Universidade Santo Amaro-UNISA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14989

Palavras-chave:

Individuação. Arquétipo da Mulher-Selvagem. Iniciação. Psicologia Analítica. Integração Ego-Self.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o conceito de individuação proposto por Carl Gustav Jung, por meio do contoVasalisa, da obra Mulheres que correm com os lobos, em que a psique feminina (inserida em uma cultura patriarcal), tem a possibilidade de percorrer uma jornada de iniciação com o propósito de despertar o “Arquétipo da  Mulher Selvagem” que representa a integração “Ego-Self” cujas características são a criatividade, espontaneidade e liberdade de ser e estar no mundo. Conclui-se que mergulhar nas profundezas (inconsciente), interiorizar, buscar e produzir os insights necessários é criar um movimento de interiorização ego/self, fazendo nascer o self intuitivo e, assim, fortalecer a confiança para um novo modo de ser e estar no mundo.

Biografia do Autor

Marcia Corralero Rosa Rodrigues, Universidade Santo Amaro-UNISA

Graduada em Psicologia pela Universidade Santo Amaro (UNISA), Graduada em Pedagogia pela Universidade São Marcos, Graduada em Comunicação, com habilitação em Relações Públicas pela Universidade Anhembi Morumbi, pós-graduada em Psicologia Analítica Junguiana pela USCS, pós-graduada em Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual pelo CBI of Miami, pós-graduanda em Psicanálise Winnicottiana pela Faculdade Unyleya. Já atuou como professora na rede pública (Estado) e diretora na Escola Batista (escola de Educação Infantil). Atualmente, atua como psicóloga, Responsável Técnica e sócia na clínica Centro Psicopedagógico Maristela Corralero Ltda. Interessa-se por Psicologia Analítica Junguiana e o uso do "fazer artístico" no processo psicoterapêutico. 

Roseli Aparecida Monaco, Universidade Santo Amaro-UNISA

Mestre na área de Educação, Arte e História da Cultura na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Possui Master em Tecnologia da Educação pela American Intercontinental University, Pós-graduação em Psicopedagogia pela PUC/SP, especialização em Vincularidade de Casal e Família na Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo e graduação em Psicologia pela Universidade de Santo Amaro. É professora e Supervisora de estágios do curso de Psicologia da Universidade Santo Amaro (UNISA). Tem experiência nas áreas de Educação e Psicologia, com ênfase em psicologia da educação e do desenvolvimento, psicanálise, lúdico na Educação, educação a distância, atuando nos seguintes temas: psicanálise, psicologia e Educação, avaliação psicológica, formação de professores presencial e a distância. Foi educadora do Laboratório de Brinquedos e Materiais Pedagógicos da Faculdade de Educação da USP (FEUSP). Foi professora do curso de Pedagogia e Psicopedagogia da Faculdade Paschoal Dantas. É psicóloga clínica e Psicopedagoga.

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Publicado

2024-07-25

Como Citar

Rodrigues, M. C. R., & Monaco, R. A. (2024). DESPERTANDO OS ASPECTOS SAUDÁVEIS DA PSIQUE FEMININA POR MEIO DAS ETAPAS DE INICIAÇÃO PROPOSTAS NO CONTO VASALISA EM “MULHERES QUE CORREM COM OS LOBOS”. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 2877–2890. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14989