AVALIANDO A EFICÁCIA DA TERAPIA COM HORMÔNIO DO CRESCIMENTO EM CRIANÇAS COM DISTÚRBIOS ENDÓCRINOS

Autores

  • Lucas Eduardo Penna Faculdade de medicina de Itajubá-FMIT
  • Aurino Alves de Lima Neto UNICAP
  • Larissa Cardoso Rezende Faculdade de Ciências Médicas de Ipatinga
  • Letícia Silveira de Castro Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais
  • Ana Carolyne Santos Freitas Muniz UNIT

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14780

Palavras-chave:

Terapia com hormônio do crescimento. Distúrbios endócrinos pediátricos. eficácia. Crianças e ensaio clínico randomizado.

Resumo

A terapia com hormônio do crescimento (GH) é uma abordagem crucial para o tratamento de crianças com distúrbios endócrinos que afetam o crescimento. Esses distúrbios podem resultar de deficiências primárias do GH, como a síndrome de Turner ou a deficiência isolada do GH, ou de condições secundárias, como doenças renais crônicas. A eficácia dessa terapia tem sido extensivamente estudada, visando não apenas a promoção do crescimento linear, mas também melhorias na composição corporal e na qualidade de vida das crianças. Objetivo: Este estudo tem como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura para avaliar a eficácia da terapia com hormônio do crescimento em crianças com distúrbios endócrinos, analisando estudos publicados nos últimos 10 anos. Metodologia: A revisão sistemática foi conduzida conforme o checklist PRISMA. Utilizamos as bases de dados PubMed, Scielo e Web of Science com os descritores: "growth hormone therapy", "pediatric endocrine disorders", "effectiveness", "children", e "randomized controlled trial". Critérios de inclusão foram estudos randomizados controlados, crianças até 18 anos e publicações entre 2012 e 2021. Critérios de exclusão foram estudos em adultos, revisões sistemáticas e estudos não controlados. Resultados: Os resultados destacaram que a terapia com GH demonstrou significativos ganhos de altura em crianças com deficiência do hormônio de crescimento, especialmente quando iniciada precocemente. Além do aumento estatural, observaram-se melhorias na composição corporal, densidade mineral óssea e qualidade de vida. Conclusão: Em síntese, esta revisão sistemática sublinha a eficácia da terapia com hormônio do crescimento como um tratamento efetivo para crianças com distúrbios endócrinos relacionados ao crescimento. A análise dos estudos disponíveis apoia a prática clínica de prescrição do GH, enfatizando seus benefícios não apenas físicos, mas também psicossociais para os pacientes pediátricos afetados.

Biografia do Autor

Lucas Eduardo Penna, Faculdade de medicina de Itajubá-FMIT

Médico, Faculdade de medicina de Itajubá-FMIT.

Aurino Alves de Lima Neto, UNICAP

Acadêmico de Medicina, Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP.

Larissa Cardoso Rezende, Faculdade de Ciências Médicas de Ipatinga

Acadêmica de Medicina, AFYA Faculdade de Ciências Médicas de Ipatinga.

Letícia Silveira de Castro, Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais

Acadêmica de Medicina, Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais-FCMMG.

Ana Carolyne Santos Freitas Muniz, UNIT

Acadêmica de Medicina, Universidade Tiradentes, UNIT.

Downloads

Publicado

2024-07-02

Como Citar

Penna, L. E., Lima Neto, A. A. de, Rezende, L. C., Castro, L. S. de, & Muniz, A. C. S. F. (2024). AVALIANDO A EFICÁCIA DA TERAPIA COM HORMÔNIO DO CRESCIMENTO EM CRIANÇAS COM DISTÚRBIOS ENDÓCRINOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 495–505. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14780