A JUDICIALIZAÇÃO DAS DEMANDAS ADMINISTRATIVAS DO BPC/LOAS

Autores

  • Lísis Jasmin Silva de Melo Faculdade Católica de Rondônia
  • Pedro Abib Hecktheuer University of Alicante image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14722

Palavras-chave:

BPC/LOAS. Judicialização. Pessoa com deficiência. INSS. Processo administrativo.

Resumo

Este artigo visa analisar os desafios e impactos da judicialização das demandas administrativas do BPC/LOAS à pessoa idosa e com deficiência no Brasil. Dessa maneira é importante ressaltar que o impacto do BPC/LOAS vai além da simples transferência de renda. Ele proporciona aos beneficiários maior segurança financeira, permitindo-lhes acesso a bens e serviços básicos. Assim, a questão-problema deste estudo é: quais são os principais desafios e impactos da judicialização das demandas administrativas do BPC/LOAS para pessoas com deficiência no Brasil? Para tanto, inicialmente, são abordados os fundamentos legais do BPC/LOAS e seu papel na proteção social e inclusão das pessoas com deficiência e idosos em situação de vulnerabilidade, Em seguida, são discutidos os obstáculos e desafios enfrentados pelos requerentes no processo administrativo de concessão do benefício, destacando-se a demora na análise dos pedidos, a falta de transparência e a dificuldade de acesso aos serviços do INSS. Então, nesse estudo a metodologia utilizada é de caráter qualitativo, bibliográfico a partir da abordagem do método indutivo que visa analisar artigos, teses e dissertações que abordem a temática. Assim, espera-se que essa pesquisa contribua de maneira significativa tanto no âmbito institucional como profissional.

1280 1238

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lísis Jasmin Silva de Melo, Faculdade Católica de Rondônia

    Acadêmica de Direito da Faculdade Católica de Rondônia. 

  • Pedro Abib Hecktheuer, University of Alicante

    Doutor em Direito pela Universidad de Alicante (UA/España). Doutor em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Mestre em Direito Econômico e Socioambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Professor de Direito Constitucional e Diretor da Faculdade Católica de Rondônia. Pesquisador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Rondônia (FAPERO). Líder dos Grupos de Pesquisa de "Desafios Socioambientais, Práticas e Saberes na Amazônia" e "Direitos Fundamentais e Políticas Públicas". Advogado. 

Downloads

Publicado

2024-06-26

Como Citar

Melo, L. J. S. de, & Hecktheuer, P. A. (2024). A JUDICIALIZAÇÃO DAS DEMANDAS ADMINISTRATIVAS DO BPC/LOAS. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 10(6), 4113-4128. https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14722

Artigos Semelhantes

1-10 de 50

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.