IMPLICAÇÕES DAS PRÁTICAS PSICOLÓGICAS DESTINADAS AOS ESCOLARES NOS SERVIÇOS DE SAÚDE: ANTIGAS QUESTÕES AINDA PRESENTES NA ATUALIDADE

https://doi.org/10.29327/211653.6.9-3

Autores

  • Jéssica Magalhães Andrade Universidade Estadual Paulista – UNESP – Assis, Brasil.
  • Cláudia Aparecida Valderramas Gomes Universidade Estadual Paulista – UNESP – Assis, Brasil.

Palavras-chave:

Psicologia Histórico Cultural. Queixa escolar. Serviços de saúde.

Resumo

Desde o final do século XX no Brasil, observa-se um fluxo exacerbado de encaminhamentos de crianças e adolescentes que vivenciam dificuldades diversas no ambiente escolar e são direcionadas aos serviços de saúde mental. De modo geral, estudos constatam que este fluxo possui caráter histórico, bem como tais demandas infanto-juvenis surgem conforme a criação dos saberes técnicos pré-existentes, sendo intensificadas nas últimas décadas, como consequência de procedimentos institucionais medicalizantes cada vez mais frequentes. A partir de uma análise baseada nos pressupostos do Materialismo Histórico e Dialético e da Psicologia Histórico Cultural quanto a formação humana por meio do processo educativo, a pesquisa intenta verificar que tipo de práticas contemporâneas da Psicologia na saúde são destinadas ao atendimento de demandas escolares, buscando observar em que medida consideram e compreendem a função escolar. Para tanto, foram analisados prontuários de atendimentos psicológicos realizados à demanda escolar, além de realizadas entrevistas com os psicólogos que efetivaram os atendimentos junto a esse público.

Biografia do Autor

Jéssica Magalhães Andrade, Universidade Estadual Paulista – UNESP – Assis, Brasil.

Psicóloga, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Faculdade de Ciências e Letras – Universidade Estadual Paulista – UNESP – Assis, Brasil.

Cláudia Aparecida Valderramas Gomes, Universidade Estadual Paulista – UNESP – Assis, Brasil.

Professora Doutora nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Psicologia. Departamento de Psicologia Social e Educacional. Faculdade de Ciências e Letras – Universidade Estadual Paulista – UNESP – Assis, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-09-30

Como Citar

Magalhães Andrade, J. ., & Aparecida Valderramas Gomes, C. . (2020). IMPLICAÇÕES DAS PRÁTICAS PSICOLÓGICAS DESTINADAS AOS ESCOLARES NOS SERVIÇOS DE SAÚDE: ANTIGAS QUESTÕES AINDA PRESENTES NA ATUALIDADE: https://doi.org/10.29327/211653.6.9-3. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(9), 13. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/146