A DEPENDÊNCIA DA INDÚSTRIA AGRÍCOLA BRASILEIRA NO MERCADO EXTERIOR E AS POSSIBILIDADES DE AUTONOMIA

Autores

  • Gabriel dos Santos Faculdade de Tecnologia Zona Leste
  • Yasmim Paulina Oliveira de Souza Faculdade de Tecnologia Zona Leste
  • Osvaldo Esteves Sobrinho Faculdade de Tecnologia Zona Leste

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14451

Palavras-chave:

Desindustrialização. Dependência industrial. Indústria de máquinas agrícolas. Mercado externo. Planejamento econômico centralizado.

Resumo

Esta pesquisa aborda como tema os desafios que a indústria agrícola está passando, causados pela dependência à importação de máquinas agrícolas e peças produzidas fora do mercado nacional. O problema da dependência do mercado exterior prejudica a indústria brasileira, limitando a capacidade de inovação e desenvolvimento tecnológico, além de fortalecer a desnacionalização em nosso território. beneficiando as empresas internacionais e nos colocando em desvantagem competitiva. O objetivo principal deste trabalho, é analisar se existe a possibilidade de nos tornamos menos dependentes ao construir máquinas agrícolas internacionais, observar os métodos que tornam isso possível e como essa experiência foi produtiva no passado. Para fundamentar os dados deste projeto, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, e que nos leva a algumas conclusões, mas também suscita algumas dúvidas, apresentadas ao final do trabalho. Ao fim, se chega ao resultado que é possível construirmos nossas máquinas agrícolas, e devemos encerrar essa dependência para conseguirmos diminuir os males e começar a investir no setor industrial agrícola. O trabalho conclui que essa dependência é um obstáculo ao desenvolvimento do setor industrial do Brasil, e que tomando exemplos de estratégias como o planejamento centralizado da China junto do incentivo do governo brasileiro, é possível revitalizar este setor. Mas ao término desse raciocínio, surgem algumas dúvidas que poderão ser respondidas a partir de um outro estudo e análise mais aprofundadas.

Biografia do Autor

Gabriel dos Santos, Faculdade de Tecnologia Zona Leste

Faculdade de Tecnologia Zona Leste. 

Yasmim Paulina Oliveira de Souza, Faculdade de Tecnologia Zona Leste

Faculdade de Tecnologia Zona Leste. 

Osvaldo Esteves Sobrinho, Faculdade de Tecnologia Zona Leste

Faculdade de Tecnologia Zona Leste. 

Downloads

Publicado

2024-06-06

Como Citar

Santos, G. dos, Souza, Y. P. O. de, & Sobrinho, O. E. (2024). A DEPENDÊNCIA DA INDÚSTRIA AGRÍCOLA BRASILEIRA NO MERCADO EXTERIOR E AS POSSIBILIDADES DE AUTONOMIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(6), 953–961. https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14451

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.