CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

Autores

  • Letícia Paiva Fiquene Universidade Federal do Maranhão
  • Laura Medeiros Costa UNIATENAS
  • Anne Caroline Matos dos Santos UNIATENAS
  • Beatriz Lemos Baptistela UNIATENAS
  • Sander Salmem Campos Rodrigues UNIATENAS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14379

Palavras-chave:

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade. Neuropsiquiatria. Pediatria.

Resumo

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição neuropsiquiátrica prevalente na população pediátrica, caracterizada por sintomas persistentes de desatenção, hiperatividade e impulsividade que interferem significativamente no funcionamento social, acadêmico e ocupacional da criança. De acordo com a American Psychiatric Association (APA), a prevalência do TDAH em crianças em idade escolar varia entre 5% e 7% Esta revisão narrativa de literatura reuniu artigos publicados nos últimos dez anos nas bases de dados PUBMED e SciELO, objetivando indicar na literatura selecionada quais são as características clínicas do TDAH. Por fim, afirma-se que o TDAH é uma condição crônica que pode ter um impacto significativo no desenvolvimento da criança. Com um diagnóstico precoce e um plano de tratamento abrangente e individualizado, muitas crianças podem aprender a gerenciar seus sintomas e alcançar um funcionamento otimizado. A colaboração entre pais, educadores e profissionais de saúde é fundamental para proporcionar um ambiente de apoio e favorecer o desenvolvimento positivo da criança.

Biografia do Autor

Letícia Paiva Fiquene, Universidade Federal do Maranhão

Enfermeira pelo Instituto Florence de Ensino Superior. Especialista em Enfermagem em Saúde da Criança pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Chefe do Departamento de Vigilância em Saúde Pública da Secretaria de Estado de Saúde do Maranhão.

Laura Medeiros Costa, UNIATENAS

Graduanda em Medicina pelo Centro Universitário Atenas (UNIATENAS).

Anne Caroline Matos dos Santos, UNIATENAS

Graduanda em Medicina pelo Centro Universitário Atenas (UNIATENAS).

Beatriz Lemos Baptistela, UNIATENAS

Graduanda em Medicina pelo Centro Universitário Atenas (UNIATENAS).

Sander Salmem Campos Rodrigues, UNIATENAS

Graduando em Medicina pelo Centro Universitário Atenas (UNIATENAS).

Downloads

Publicado

2024-06-04

Como Citar

Fiquene, L. P., Costa, L. M., Santos, A. C. M. dos, Baptistela, B. L., & Rodrigues, S. S. C. (2024). CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(6), 375–381. https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14379