A CULPABILIDADE NA PERSPECTIVA DA NEUROCIÊNCIA E DIREITO PENAL: A SUPERAÇÃO DA NOÇÃO DE LIVRE-ARBÍTRIO

Autores

  • Maria Eduarda Varonil Rocha Ribeiro Centro Universitário Santo Agostinho
  • Deyna Wellyta da Silva Veras Centro Universitário Santo Agostinho
  • Juliano de Oliveira Leonel Centro Universitário Santo Agostinho

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14284

Palavras-chave:

Culpabilidade. Livre-arbítrio. Neurociência.

Resumo

O presente artigo versa sobre as evoluções decorrente sobre o entendimento de culpabilidade e as mudanças baseada no livre-arbítrio com respaldo da neurociência junto ao direito penal problematizando a revolução da nova concepção científica e seus reflexos no ordenamento jurídico, desse modo, pretende questionar a manifestação da vontade do indivíduo, suas decisões e o seu poder de agir de outra maneira conscientemente associada a culpabilidade fundamentada diretamente no livre-arbítrio do indivíduo e estabelecer uma relação entre a culpabilidade baseada na liberdade conforme perspectiva da neurociência e direito penal com o objetivo de encontrar um equilíbrio  entre as duas vertentes, como forma de procurar um meio termo para não julgar somente em cima da culpabilidade baseada no livre-arbítrio considerando os elementos que encadeiam fatores sociais, as formas de funcionamento do cérebro e a visão jurídico-penal para dessa forma estabelecer entre as duas ciências uma ponderação como forma mais justa sem violar e garantir os direitos fundamentais do indivíduo.

Biografia do Autor

Maria Eduarda Varonil Rocha Ribeiro, Centro Universitário Santo Agostinho

Graduanda no curso de Direito no Centro Universitário Santo Agostinho. 

Deyna Wellyta da Silva Veras, Centro Universitário Santo Agostinho

Graduanda no curso de Direito no Centro Universitário Santo Agostinho. 

Juliano de Oliveira Leonel, Centro Universitário Santo Agostinho

Doutor e Mestre em Ciências Criminais - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professor e Orientador do Curso de Direito do Centro Universitário Santo Agostinho, UNIFSA. 

Downloads

Publicado

2024-05-24

Como Citar

Ribeiro, M. E. V. R., Veras, D. W. da S., & Leonel, J. de O. (2024). A CULPABILIDADE NA PERSPECTIVA DA NEUROCIÊNCIA E DIREITO PENAL: A SUPERAÇÃO DA NOÇÃO DE LIVRE-ARBÍTRIO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 4865–4880. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14284