ASPECTOS CLÍNICOS, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DOS INSULINOMAS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Kathiane Laranjeira Baleeiro Silva Universidade José do Rosário Vellano
  • Nathaliane Laranjeira Baleeiro Silva Unifenas
  • Maria Antonia Abreu Lima de Paula Universidade Presidente Antônio Carlos
  • Alice Pinheiro Vanetti PUC
  • Ananda Rogério Botelho Uniatenas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14175

Palavras-chave:

Insulinoma. Hipoglicemia. Neoplasia endócrina.

Resumo

Os insulinomas são a principal causa de hipoglicemia relacionada ao hiperinsulinismo endógeno. O diagnóstico clássico depende dos critérios da tríade de Whipple. A presença de sintomas de hipoglicemia com níveis específicos de glicose, insulina e peptídeo C, juntamente com um rastreio de sulfonilureia negativo, é diagnóstica de insulinoma. A tomografia computadorizada (TC) é atualmente a técnica de primeira linha para visualização de insulinomas, substituindo a arteriografia, e a ultrassonografia intraoperatória é útil para determinar o método ideal de ressecção. A ressecção cirúrgica é o tratamento de escolha para cura, com a enucleação sendo preferida para tumores na cabeça, corpo e cauda do pâncreas, enquanto a duodenopancreatectomia é reservada para casos de insulinomas malignos ou grandes tumores benignos.

Biografia do Autor

Kathiane Laranjeira Baleeiro Silva, Universidade José do Rosário Vellano

Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas BH). 

Nathaliane Laranjeira Baleeiro Silva, Unifenas

Universidade Prof. Edson Antônio Velano - Unifenas BH. 

Maria Antonia Abreu Lima de Paula, Universidade Presidente Antônio Carlos

Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC JF).

Alice Pinheiro Vanetti, PUC

PUC Minas. 

Ananda Rogério Botelho, Uniatenas

Uniatenas. 

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Publicado

2024-05-24

Como Citar

Silva, K. L. B., Silva, N. L. B., Paula, M. A. A. L. de, Vanetti, A. P., & Botelho, A. R. (2024). ASPECTOS CLÍNICOS, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DOS INSULINOMAS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 5008–5015. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14175