A DINAMICIDADE DE MODELOS ATRAVÉS DE ANIMAÇÕES PARA O ENSINO DE FÍSICA

Autores

  • Antonio Xavier Gil Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Alexandre Souza da Silva Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1413

Palavras-chave:

Tecnologia virtual. Modelos Físicos. Metodologia de Ensino.

Resumo

Aulas expositivas com Modelos Físicos estáticos, pouco tem motivado os alunos para o entendimento dos fenômenos e conceitos dos conteúdos de Física. Neste sentido, Buscar Métodos e Técnicas que promovam a dinamicidade dos modelos Físicos, podem em muito contribuir para a motivação, reflexão e compreensão destes conteúdos. Para tal, desenvolvemos a nossa pesquisa em quatro momentos: 1) Uma pesquisa exploratória para a composição do estado da arte sobre o emprego de animações e sobre a dinamicidade dos Modelos Físicos já disponíveis em trabalhos de outros autores; 2) Seleção de Métodos e Técnicas empregadas para a construção de Modelos Físicos dinâmicos; 3) Desenho metodológico para a construção e disponibilização do material instrucional com animações; 4) Aplicação da metodologia construída com animação em sala de aula. Esta Pesquisa tem as características de ser exploratória, investigativa, e descritiva, com abordagem qualitativa. Os resultados obtidos foram uma metodologia com utilização de animações no Power Point, para ser usada em sala de aula, ou assistidas em tablets, celulares, e notebooks, bem como, a melhoria das percepções dos estudantes sobre a visualização, identificação e compreensão dos fenômenos e conceitos físicos.

Biografia do Autor

Antonio Xavier Gil, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Graduado em Licenciatura em física, Engenharia Civil, língua e literatura inglesa pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Mestrado em Física pela UFSCAR. Doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Atualmente, é professor e pesquisador da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Alexandre Souza da Silva, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Graduado em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Professor e pesquisador de Física, participou de projetos de extensão e eventos nacionais, com trabalhos apresentados na área de educação.

Downloads

Publicado

30/06/2021

Como Citar

Gil, A. X. ., & Silva, A. S. da. (2021). A DINAMICIDADE DE MODELOS ATRAVÉS DE ANIMAÇÕES PARA O ENSINO DE FÍSICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(6), 593–613. https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1413