PERCEPÇÃO E COMPORTAMENTO DOS PACIENTES EM RELAÇÃO À AUTOMEDICAÇÃO: O PAPEL DO FARMACÊUTICO NA ORIENTAÇÃO E EDUCAÇÃO

Autores

  • Lucas Emerick Vieira Universidade Iguaçu
  • Leonardo Guimarães de Andrade Universidade Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14121

Palavras-chave:

Automedicação. Farmacêutico. Comportamento. Percepção.

Resumo

A automedicação é uma prática que permeia a realidade de muitos pacientes, muitas vezes influenciada por uma série de fatores, como a facilidade de acesso a medicamentos e a busca por soluções rápidas para sintomas comuns. Compreender a percepção e o comportamento dos pacientes em relação à automedicação é fundamental para desenvolver estratégias eficazes de prevenção e intervenção. O objetivo geral é investigar a percepção e o comportamento dos pacientes em relação à automedicação, bem como avaliar o papel do farmacêutico na orientação e educação desses pacientes, visando contribuir para a promoção de um uso mais seguro e responsável de medicamentos. Este artigo foi realizado por meio de uma revisão integrativa de literatura, com método descritivo e abordagem qualitativa. “A pesquisa descritiva exige do investigador uma série de informações sobre o que deseja pesquisar. Esse tipo de estudo pretende descrever os fatos e fenômenos de determinada realidade”. A percepção e o comportamento dos pacientes em relação à automedicação são influenciados por uma série de fatores, incluindo familiaridade com os sintomas, facilidade de acesso a medicamentos sem prescrição, influência de amigos e familiares, entre outros. Os farmacêuticos podem desempenhar um papel proativo na promoção da saúde, fornecendo informações precisas sobre o uso adequado de medicamentos, identificando potenciais problemas de saúde que necessitam de avaliação médica e incentivando os pacientes a buscarem assistência profissional quando necessário.

Biografia do Autor

Lucas Emerick Vieira, Universidade Iguaçu

Graduando em farmácia, Universidade Iguaçu.

Leonardo Guimarães de Andrade, Universidade Iguaçu

Mestrado em Parasitologia Mestrado em ciências ambientais, Curso de graduação em fisiologia Curso de graduação em farmácia, Curso de graduação em estética Curso de graduação em odontologia. Professor no curso em educação à distância (EAD) na Universidade Iguaçu.

Downloads

Publicado

2024-06-03

Como Citar

Vieira, L. E., & Andrade, L. G. de. (2024). PERCEPÇÃO E COMPORTAMENTO DOS PACIENTES EM RELAÇÃO À AUTOMEDICAÇÃO: O PAPEL DO FARMACÊUTICO NA ORIENTAÇÃO E EDUCAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(6), 220–230. https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14121

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.