IMPORTÂNCIA DE AULAS PRÁTICAS E TECNOLOGIAS PARA AULAS DE QUÍMICA

Autores

  • Soleika Gorete Lunkes Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Maria Fatima Menegazzo Nicodem Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
  • José Gilmar Kurtz Faculdade São Luís
  • Paulo Sérgio Mohr Conselho Regional de Educação Física- PR

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1407

Palavras-chave:

Ensino de Química. Aulas práticas. Tecnologias.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi evidenciar a importância das aulas experimentais e uso da tecnologia no ensino e estudo de Química. Tratou-se de uma pesquisa de campo com a utilização de questionários dotados de 12 questões, aplicados a 30 alunos de um colégio estadual no município de Itaipulândia, PR. Os resultados demonstraram que apenas 3,33% gostam sempre de química e 50% deles acham a disciplina de difícil compreensão. Dentre os entrevistados 50% gosta das aulas práticas e 63,3% citam que a experimentação ajuda sempre na compreensão da disciplina. Da mesma forma que 40% afirmam que a tecnologia ajuda a melhorar o ensino da Química. Porém, 80% acreditam que as aulas práticas precisam ser melhoradas e 36,67% confirmam que a interligação entre a teoria e o cotidiano dos alunos facilita o entendimento da matéria. Desta forma, os resultados obtidos demonstram que o desinteresse dos alunos pelo estudo da química se deve, em geral, a ausência de tecnologias ou a necessidade de melhorias nas aulas práticas. Pode-se constatar também, a falta de inter-relação entre o que é ensinado em sala de aula e o cotidiano do aluno. Por esse motivo, muitos alunos não percebem a importância e a contribuição da química para suas vidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Soleika Gorete Lunkes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduada em Tecnologia em Gestão Ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná-UTFPR (2011). Especialista em Educação Especial, Psicomotricidade, Educação do Campo e Gestão Escolar. Possui Licenciatura em Química, Ciências Biológicas e Pedagogia. -E-mail: soleikalunkes@gmail.com.

Maria Fatima Menegazzo Nicodem, Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Doutora em Educação/ UEM, Pós Doc em Educação do Campo/ UEM. Professora UTFPR- Universidade Tecnológica Federal do Paraná. –E-mail: fatimanicodem@hotmail.com.

José Gilmar Kurtz, Faculdade São Luís

 Graduado em Educação Física pela Uniguaçu Faesi (2008). Licenciado em Filosofia pela Unipar - Universidade Paranaense (2018). Especialista em Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia e Educação do Campo pela Faculdade São Luís (2020). E-mail: gilmarkurtz80@gmail.com.

Paulo Sérgio Mohr, Conselho Regional de Educação Física- PR

Graduado em Educação Física pela Unipar - Universidade Paranaense (2004). Especialista em Metodologias Inovadoras Aplicadas à Educação e Educação Especial Inclusiva pela Faculdade Internacional de Curitiba – Facinter (2008). Associado ao CREF - PR como treinador esportivo. Atuação na rede Estadual e Privada de ensino. E-mail: paulo.mohr@bol.com.br.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

Lunkes, S. G., Nicodem, M. F. M. ., Kurtz, J. G. ., & Mohr, P. S. . (2021). IMPORTÂNCIA DE AULAS PRÁTICAS E TECNOLOGIAS PARA AULAS DE QUÍMICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(6), 518–535. https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1407