IMPORTÂNCIA DE AULAS PRÁTICAS E TECNOLOGIAS PARA AULAS DE QUÍMICA

Autores

  • Soleika Gorete Lunkes Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Maria Fatima Menegazzo Nicodem Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
  • José Gilmar Kurtz Faculdade São Luís
  • Paulo Sérgio Mohr Conselho Regional de Educação Física- PR

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1407

Palavras-chave:

Ensino de Química. Aulas práticas. Tecnologias.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi evidenciar a importância das aulas experimentais e uso da tecnologia no ensino e estudo de Química. Tratou-se de uma pesquisa de campo com a utilização de questionários dotados de 12 questões, aplicados a 30 alunos de um colégio estadual no município de Itaipulândia, PR. Os resultados demonstraram que apenas 3,33% gostam sempre de química e 50% deles acham a disciplina de difícil compreensão. Dentre os entrevistados 50% gosta das aulas práticas e 63,3% citam que a experimentação ajuda sempre na compreensão da disciplina. Da mesma forma que 40% afirmam que a tecnologia ajuda a melhorar o ensino da Química. Porém, 80% acreditam que as aulas práticas precisam ser melhoradas e 36,67% confirmam que a interligação entre a teoria e o cotidiano dos alunos facilita o entendimento da matéria. Desta forma, os resultados obtidos demonstram que o desinteresse dos alunos pelo estudo da química se deve, em geral, a ausência de tecnologias ou a necessidade de melhorias nas aulas práticas. Pode-se constatar também, a falta de inter-relação entre o que é ensinado em sala de aula e o cotidiano do aluno. Por esse motivo, muitos alunos não percebem a importância e a contribuição da química para suas vidas.

Biografia do Autor

Soleika Gorete Lunkes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduada em Tecnologia em Gestão Ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná-UTFPR (2011). Especialista em Educação Especial, Psicomotricidade, Educação do Campo e Gestão Escolar. Possui Licenciatura em Química, Ciências Biológicas e Pedagogia. -E-mail: soleikalunkes@gmail.com.

Maria Fatima Menegazzo Nicodem, Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Doutora em Educação/ UEM, Pós Doc em Educação do Campo/ UEM. Professora UTFPR- Universidade Tecnológica Federal do Paraná. –E-mail: fatimanicodem@hotmail.com.

José Gilmar Kurtz, Faculdade São Luís

 Graduado em Educação Física pela Uniguaçu Faesi (2008). Licenciado em Filosofia pela Unipar - Universidade Paranaense (2018). Especialista em Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia e Educação do Campo pela Faculdade São Luís (2020). E-mail: gilmarkurtz80@gmail.com.

Paulo Sérgio Mohr, Conselho Regional de Educação Física- PR

Graduado em Educação Física pela Unipar - Universidade Paranaense (2004). Especialista em Metodologias Inovadoras Aplicadas à Educação e Educação Especial Inclusiva pela Faculdade Internacional de Curitiba – Facinter (2008). Associado ao CREF - PR como treinador esportivo. Atuação na rede Estadual e Privada de ensino. E-mail: paulo.mohr@bol.com.br.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

Lunkes, S. G., Nicodem, M. F. M. ., Kurtz, J. G. ., & Mohr, P. S. . (2021). IMPORTÂNCIA DE AULAS PRÁTICAS E TECNOLOGIAS PARA AULAS DE QUÍMICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(6), 518–535. https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1407