NOVAS EPISTEMOLOGIAS DE ENSINO NA RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO: A COMPREENSÃO DOS IMPACTOS DE UMA NOVA MODALIDADE DE ENSINO NO PERÍODO PÓS-PANDÊMICO A PARTIR DA VISÃO DOS DOCENTES

Autores

  • Lenilda Alves de Almeida Veni Creator Christian University
  • Laudiceia Maria de Lima Santos Veni Creator Christian University
  • Maria Pricila Miranda dos Santos Veni Creator- Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.13864

Palavras-chave:

Educação. Relação professor e aluno. Pandemia. Tecnologia. Epistemologia.

Resumo

O presente artigo buscou apresentar a conjuntura atual, em que a educação nos espaços de sala de aula teve de mudar abruptamente a sua proposta pedagógica, de modo a estabelecer uma relação com o uso da tecnologia, como instrumento de uso para além das metodologias ativas. Para isso, foram entrevistadas duas professoras com vasta experiência na sala de aula e atuação na rede pública municipal, as quais demonstraram a partir das suas respostas os principais desafios e dificuldades enfrentados pela repentina adoção dos instrumentos tecnológicos como suporte no ensino. Nesse sentido, foi de mister importância compreender a relação entre professor e aluno, como forma a abordar uma proposta epistemológica nessa reinvenção que a pandemia nos trouxe. Ademais disso, foi de fundamental importância refletir sobre as respostas dos Professores a partir de uma compreensão exegética com base nas propostas pedagógicas debatidas na literatura, como forma de compreender essas metodologias ativas a partir de uma nova proposta epistemológica para redução das desigualdades sociais e equilíbrio na relação entre professor e aluno nas trocas de saberes.

Biografia do Autor

Lenilda Alves de Almeida, Veni Creator Christian University

Graduada em Administração Pública pela UNITIS e Pós-Graduada em Processo Civil à Luz do Novo CPC pela OAB Surubim/PE. Mestranda em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University. 

 

Laudiceia Maria de Lima Santos, Veni Creator Christian University

Graduada em Administração Pública pela FACAL, Pós-Graduada em Gestão Pública pela ESMAPE/PE, Pós-Graduada em Processo Civil à Luz do Novo CPC pela OAB Surubim/PE. Mestranda em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University.

Maria Pricila Miranda dos Santos, Veni Creator- Christian University

Doutora em Geografia pela UFPE. Docente do Mestrado em Ciências da Educação pela Veni Creator- Christian University. 

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Publicado

2024-07-05

Como Citar

Almeida, L. A. de, Santos, L. M. de L., & Santos, M. P. M. dos. (2024). NOVAS EPISTEMOLOGIAS DE ENSINO NA RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO: A COMPREENSÃO DOS IMPACTOS DE UMA NOVA MODALIDADE DE ENSINO NO PERÍODO PÓS-PANDÊMICO A PARTIR DA VISÃO DOS DOCENTES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 944–954. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.13864