A CLÍNICA AMPLIADA E SUAS POSSIBILIDADES: REFLEXÕES DA PRÁTICA CLÍNICA NUMA PERSPECTIVA GESTÁLTICA

Autores

  • Iana Sara Silva de Alencar ESTÁCIO UNIMETA –Centro Universitário

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1380

Palavras-chave:

Gestalt. Prática Clínica. Clínica Ampliada.

Resumo

A Gestalt, enquanto abordagem conceitual e psicológica traz com cientificidade, leveza e arte, uma perspectiva amplificada de homem e de mundo, resgatando o todo existencial de cada ser e, pessoalmente, me desafia a (re) descobrir, a (re) aprender, a olhar com a noção de suficiência para o agora que me presenteia os recursos necessários para que eu seja.  Mais que fundamentar à prática clínica, a GT traduz-se como uma filosofia do encontro, do contato e da responsabilidade pessoal. É nesse resgate de SER que a essência deste trabalho está constituída: A clínica ampliada e seus fenômenos contextualizados à experiência individual, especialmente, na construção das versões de sentido, entrelaçando os conceitos e toda a fundamentação teórica estudada com o aprofundamento das atividades vivenciais.

Biografia do Autor

Iana Sara Silva de Alencar, ESTÁCIO UNIMETA –Centro Universitário

Psicóloga pela Faculdade da Amazônia Ocidental (FAAO). Especialista em Docência do Ensino Superior com ênfase em Gestão Escolar (FAAO). Atuação psicossocial (intervenções individuais, familiar, grupal e comunitária; fortalecimento de vínculos sócio-afetivos e construção de práticas coletivas). Gestalt-terapeuta (CCGT – Belém). Docente (ESTÁCIO UNIMETA –Centro Universitário). E-mail:  iana.sara.psy@gmail.com.

Downloads

Publicado

30/06/2021

Como Citar

Alencar, I. S. S. de . (2021). A CLÍNICA AMPLIADA E SUAS POSSIBILIDADES: REFLEXÕES DA PRÁTICA CLÍNICA NUMA PERSPECTIVA GESTÁLTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(6), 383–389. https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1380

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.