CONGELAR A DEMANDA EXCESSIVA DO OUTRO: O LUGAR DA DEMANDA NA PSICANÁLISE COM CRIANÇAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11582

Palavras-chave:

Clínica. Psicanálise. Infância. Estudo de caso.

Resumo

O percurso teórico delineado será entrelaçado à construção de um caso clínico atendido na clínica-escola do Centro Universitário Redentor (Itaperuna/RJ) ao longo da disciplina de Estágio Supervisionado em Psicologia Clínica. Tal caso elucida a questão norteadora deste trabalho: qual o lugar da demanda dos pais ou responsáveis na prática com crianças? Partindo disso, cabe investigar a forma como a demanda ressoa na prática clínica com crianças e seus pais ou responsáveis. Para isso, se faz necessário diferenciar os conceitos de necessidade, demanda e desejo para a Psicanálise, com base no referencial de Jacques Lacan. É também imprescindível compreender o inevitável e, em muitos casos, tempestuoso lugar dos pais ou responsáveis na clínica com crianças, condição com a qual o praticante tem que se a ver ao longo de todo o tratamento e, por fim, verificar o lugar que a demanda do Outro ocupa e suas relações com o sintoma. Em meio a esse debate é preciso ainda que o profissional, diante das particularidades dos sintomas e significantes que irrompem na brincadeira engendrada na cena analítica, posicione-se de maneira a identificar e diferenciar o sintoma da criança do sintoma na criança. Nesse sentido, é fundamental que ele participe e intervenha com a criança dentro da brincadeira, utilizando-se dos jogos e das histórias e encenações ali escritas e desenhadas, que são engendradas a partir da transferência que se estabelece. Em vista disso, e considerando também que tais demandas com frequência possuem um caráter imediatista, é necessário compreender que o caminho a ser trilhado em um caso depende, dentre outros fatores, das especificidades dos sintomas, das condições impostas pelo local em que se dá o tratamento e da disposição posta em ato pelo analista em reinventar suas intervenções. Espera-se, portanto, contribuir para a exploração de novos caminhos na prática clínica com crianças e sua relação com os pais ou responsáveis, além de pensar sobre novos modos de atuação do analista diante da problemática inserida pela demanda no setting clínico.

Biografia do Autor

Érika Sales da Silva, Uniredentor/Afya

Discente do curso de Psicologia da Uniredentor/Afya.

Lucas Guilherme Fernandes, Uniredentor/Afya

Psicólogo. Docente do curso de Psicologia da Uniredentor/Afya. Doutorando em Psicologia – Estudos da Subjetividade (UFF). Mestre em pesquisa e Clínica em Psicanálise (UERJ). Especialista em Atenção Psicossocial na Infância e Adolescência (IPUB/UFF).

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Publicado

2023-10-30

Como Citar

Silva, Érika S. da, & Fernandes, L. G. (2023). CONGELAR A DEMANDA EXCESSIVA DO OUTRO: O LUGAR DA DEMANDA NA PSICANÁLISE COM CRIANÇAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(9), 4884–4901. https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11582