DIREITOS HUMANOS: SÍNTESE HISTÓRICA DOS DIREITOS DAS MINORIAS

Autores

  • José Ronaldo de Freitas Machado Universitário de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1377

Palavras-chave:

História. Direitos das Minorias. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos.

Resumo

O artigo em apreço, tem como objetivo de seu estudo, abordar o tema Direitos Humanos: Síntese Histórica dos Direitos das Minorias. Assim, a priori, apresenta-se a Declaração Universal dos Direitos Humanos, tanto quanto sua funcionalidade e peso no que tange aos direitos das minorias, juntamente com a exposição do Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos de (1966) e também o Pacto Internacional dos Direitos Econômicos Sociais e Culturais, que evoluíram a partir da Declaração Universal, na qual se reafirmaram os direitos de o cidadão como ser humano livre. Ademais, a pesquisa preocupa-se com a definição do que são “minorias” e como identificá-las. E, por conseguinte, é elencado quem de fato são as minorias e em qual espaço da sociedade estão inseridas. Por fim, pontua-se a importância de saber os direitos das minorias para a sociedade contemporânea, com o intuito de sanar a discrepância concernente neste assunto, e assim buscar o ideal de uma sociedade que vise a justiça de fato e seja mais fraterna para a reflexão apropriada e sua aplicação no processo do ensino-histórico e aprendizagem daqueles que almejam fazer a diferença na construção do saber do Direito. Consequentemente, ratifica-se que essa pesquisa, se preocupou em traçar seu estudo na metodologia qualitativa, através de documentos bibliográficos, que dissertaram acerca do tema e objetivo principal deste artigo, as minorias e seu contexto histórico-crítico, alinhavados com as relevantes contribuições, por meio de dissertações, artigos e recortes de revistas científicas, com suas reflexões a partir de grupos de trabalhos e livros, com vistas na proposta principal, a saber, os direitos das minorias.

 

Biografia do Autor

José Ronaldo de Freitas Machado, Universitário de Maringá

Especialização em História e Cultura Afro-Brasileira e em Ensino de Filosofia e Sociologia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - (Faveni). Especialização em Direitos humanos e em Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário de Maringá – (Unicesumar). Especialização em Ciência da Religião pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras – (Facel). Licenciatura em Geografia, em Letras/Inglês pelo Centro Universitário de Maringá – (Unicesumar). Licenciatura em Filosofia pela Universidade Metropolitana de Santos – (Unimes). Licenciatura em História pelo Centro Universitário de Jales – (Unijales). Bacharelado em Teologia pelo Centro Universitário de Maringá – (Unicesumar). Atuo como professor da Rede Estadual de Ensino do Estado de Minas Gerais. Leciono palestras nas áreas de Teologia, História, Docência e orientação de Metodologia Científica e Escritor. E-mail: pr.ronaldo2009@hotmail.com; Jr.ronaldoronaldo@gmail.com.Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8026976631953005. ORCID: 0000-0001-8416-259X.

Downloads

Publicado

30/06/2021

Como Citar

Machado, J. R. de F. . (2021). DIREITOS HUMANOS: SÍNTESE HISTÓRICA DOS DIREITOS DAS MINORIAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(6), 355–372. https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1377