MUSEUS E SÃO JOÃO: (RE) PENSANDO O TURISMO CULTURAL NO PERÍODO JUNINO NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE (PB)

Autores

  • Anderson Felipe Leite dos Santos Universidade Estadual Paulista
  • Suellen Silva Pereira Universidade Federal de Campina Grande
  • Jardênio de Oliveira Marinho Graduado em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba
  • Arthur Marques Barbosa Universidade Estadual da Paraíba
  • Bruno Gomes Santos Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1374

Palavras-chave:

Museus. Turismo cultural. Festa junina. Campina Grande.

Resumo

O turismo cultural no Nordeste vem crescendo nos últimos anos, principalmente durante o período junino. Nesse sentido, a visitação de museus poderia ser inclusa no roteiro desses festejos tão importantes para a valorização da cultura nordestina. Em Campina Grande-PB, o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) proporciona aos visitantes exposições que retratam a cultura local, as práticas, as crenças e os saberes populares e evidencia o trabalho de artesãos e artistas renomados. O presente artigo buscou identificar o ponto de vista dos visitantes do São João de Campina Grande-PB sobre a importância dos museus como forma de preservação cultural e valorização das festas juninas na referida cidade. Assim, o enfoque do trabalho é quanti-qualitativo com objetivos de caráter exploratório e descritivo. Escolheu-se a pesquisa de levantamento como ferramenta para a obtenção de dados. Nos resultados, constatou-se que todos os participantes da pesquisa já visitaram a cidade supracitada no período junino e, a maioria destes, mais de quatro vezes. Os dados revelaram que o turista prefere visitar o município durante o São João, atraídos pelos shows dos artistas no Parque do Povo, espaço favorito dos pesquisados. Ademais, identificou-se que todos participantes conhecem ou já ouviram falar do MAPP, porém afirmaram que falta uma valorização dos museus no período junino. Espera-se que essa pesquisa leve a uma reflexão sobre como o MAAP pode ser mais apreciado durante os festejos juninos, já que expõe a cultura nordestina e o real significado do São João.

Biografia do Autor

Anderson Felipe Leite dos Santos, Universidade Estadual Paulista

Mestrando em Geografia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Suellen Silva Pereira, Universidade Federal de Campina Grande

Doutora em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande. PhD em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande. Professora Substituta do Departamento de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba.

Arthur Marques Barbosa, Universidade Estadual da Paraíba

Graduando em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba.

Bruno Gomes Santos, Universidade Estadual da Paraíba

Graduando em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba.

Downloads

Publicado

30/06/2021

Como Citar

Santos, A. F. L. dos ., Pereira, S. S. ., Marinho, J. de O. ., Barbosa, A. M. ., & Santos, B. G. . (2021). MUSEUS E SÃO JOÃO: (RE) PENSANDO O TURISMO CULTURAL NO PERÍODO JUNINO NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE (PB). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(6), 309–332. https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1374