AVANÇOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA CARDIOLOGIA: UMA REVISÃO ABRANGENTE

Autores

  • Victor Balceiro Legname Martins Hospital Militar de Área de São Paulo-HMASP
  • Laysla Rangel Freitas Thom Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória-EMESCAM
  • Júlia Mayse Soares Gonçalves Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória-EMESCAM
  • Afrânio Côgo Destefani Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória-EMESCAM

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13643

Palavras-chave:

Inteligência artificial. Cardiologia. Aprendizado de máquina.

Resumo

Introdução: A cardiologia é um campo crucial da medicina, e os avanços da inteligência artificial (IA) estão moldando significativamente sua prática. Esta revisão abrange diversas aplicações da IA na cardiologia, desde o diagnóstico até o tratamento e monitoramento de doenças cardiovasculares. Objetivo: O objetivo desta revisão bibliográfica é explorar as diversas aplicações da inteligência artificial na cardiologia, abrangendo áreas como diagnóstico cardiovascular, predição de eventos cardíacos, interpretação de eletrocardiogramas (ECG), personalização do tratamento, monitoramento remoto e otimização de procedimentos cardíacos. Método: Trata-se de revisão abrangente seleção dos artigos foi realizada uma busca na base de dados Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). Para a busca utilizou-se os descritores baseados no Decs, e assim montou a estratégia de busca: “Inteligência artificial” AND “Cardiologia” AND “Aprendizado de máquina”. Resultados: Exploramos como a IA está sendo utilizada para analisar imagens médicas, prever eventos cardíacos, interpretar eletrocardiogramas, personalizar tratamentos, monitorar pacientes remotamente e otimizar procedimentos cardíacos. Discutimos também as considerações éticas, regulatórias e de segurança associadas à implementação da IA na prática clínica. Conclusão: Esta revisão destaca o potencial da IA para melhorar os cuidados cardiológicos, ao mesmo tempo que destaca a importância de abordar desafios éticos e garantir a segurança dos pacientes.

Biografia do Autor

Victor Balceiro Legname Martins, Hospital Militar de Área de São Paulo-HMASP

Médico Residente em Clínica Médica do Hospital Militar de Área de São Paulo (HMASP)

Laysla Rangel Freitas Thom, Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória-EMESCAM

Discente do curso de enfermagem. Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM). Vitória, ES.

Júlia Mayse Soares Gonçalves, Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória-EMESCAM

Discente do curso de enfermagem. Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM). Vitória, ES.

Afrânio Côgo Destefani, Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória-EMESCAM

Docente do curso de enfermagem. Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM). Vitória, ES.

Downloads

Publicado

2024-04-23

Como Citar

Martins, V. B. L., Thom, L. R. F., Gonçalves, J. M. S., & Destefani, A. C. (2024). AVANÇOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA CARDIOLOGIA: UMA REVISÃO ABRANGENTE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 2442–2456. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13643