DIDÁTICA E PERSUASÃO: UMA ANÁLISE RETÓRICA DA DIDÁTICA MAGNA DE COMÊNIO

Autores

  • Ana Paula Augusto Queiróz Silva Neves Faculdade Dynamus de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13613

Palavras-chave:

Didática. Educação. Retórica. Analogia. Metáfora.

Resumo

Este trabalho inscreve-se no campo dos estudos retóricos, que visam discutir a função pedagógica da retórica como um instrumento eficiente de persuasão e uma forte aliada para o professor, na sua ação pedagógica, desde que compreendida fora da etiqueta platônica. Em nossa pesquisa, tomamos uma de suas ferramentas: as figuras e, de modo mais específico, a metáfora e a analogia, para entender como um discurso, o de Comênio, que nega o recurso da retórica, é pleno de suas estratégias.

Biografia do Autor

Ana Paula Augusto Queiróz Silva Neves, Faculdade Dynamus de Campinas

Especialista em Atendimento Educacional Especializado- Faculdade Dynamus de Campinas (Fadyc); Especialista em Gestão Escolar Integradora- Faculdade Dynamus de Campinas (Fadyc); Especialista em Docência do Ensino Superior- Faculdade Dynamus de Campinas (Fadyc).

Downloads

Publicado

2024-04-17

Como Citar

Neves, A. P. A. Q. S. (2024). DIDÁTICA E PERSUASÃO: UMA ANÁLISE RETÓRICA DA DIDÁTICA MAGNA DE COMÊNIO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 1795–1821. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13613