TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO – TEA: INCLUSÃO E DESENVOLVIMENTO

Autores

  • Maria Geoneide Carlos Câmara Veni Creator Christian University
  • Izabel Adriana Gomes de Sena Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13490

Palavras-chave:

Educação. Inclusão. Autismo. Responsabilidade social.

Resumo

Essa pesquisa objetivou compreender quais os aspectos do processo educacional que contribuem para acompanhar o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos com autismo. A inclusão de crianças com quaisquer necessidades educacionais especiais específicas, ainda é um dos mais importantes desafios vivenciados, principalmente, por educadores, sendo assim, é de suma importância ter como base a interação entre crianças com ou sem Transtorno do Espectro do Autismo – TEA, com o intuito também de fazer uso de práticas pedagógicas que contribuam com o processo de ensino e aprendizagem, pois todas as crianças podem evoluir, a diferença é somente o tempo de aprendizado e os estímulos recebidos por parte de cada uma delas. Trabalhar com a diversidade para favorecer a inclusão é uma tarefa desafiadora, todavia, há um enriquecimento pessoal que permite a cada situação nova um novo olhar, uma nova aprendizagem e uma nova forma de conduta. Logo, essa investigação teve como objetivo analisar como se desenvolvia a inclusão juntamente com o desenvolvimento dessas crianças que necessitam de uma atenção especial e de certo cuidado para que seja possivel realizar ações planejadas para a promoção de relacionamentos afetivos entre família, alunos, professor e escola, as adaptações curriculares e principalmente, a igualdade por todos. A metodologia utilizada partiu de uma pesquisa bilbiográfica com abordagem qualitativa a luz de autores que tratam da temática em questão. Com base nos resultados obtidos, foi possivel perceber quão pouco ainda se faz pelas crianças com dificuldades educacionais especiais e que ainda há muito a se conquistar, pois muitos são os desafios. Ainda nos falta aprofundamento para que, profissonais e familiares, consigam enfiam contribuir com o bom desenvolvimento dessas crianças. Porém, os estudos e leituras realizados para a relização desta pesquisa, foram de grande ajuda para alcançar o resultado desejado, pois tal processo foi fundamental para o bom andamento desse trabalho que servirá de ponto de partida para estudos futuros.   

Biografia do Autor

Maria Geoneide Carlos Câmara, Veni Creator Christian University

Mestranda do Curso de Ciências da Educação da Veni Creator Christian University. 

Izabel Adriana Gomes de Sena, Veni Creator Christian University

Professora orientadora do curso de Ciências da Educação da Veni Creator Christian University. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com mestrado também em Educação pela mesma instituição. Possui especialização em História das Artes e das Religiões pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Possui Graduação em Licenciatura Plena em História pela UFRPE e Licenciatura em Pedagogia. Docente da UNINASSAU desde 2018 e UNIFACIMED desde 2020. Atua na Secretaria de Educação de Pernambuco na Coordenação Geral de Planejamento e Articulação da Gerência Regional de Educação. Possui experiência em Gestão Pública, Superintendência Pedagógica, Gerência Geral de Educação. Atuou por dez (10) anos como diretora de escola pública. As pesquisas recentes estão direcionadas às áreas da História da Educação e Sociologia da Educação

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Publicado

2024-04-08

Como Citar

Câmara, M. G. C., & Sena, I. A. G. de. (2024). TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO – TEA: INCLUSÃO E DESENVOLVIMENTO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 722–736. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13490