CUIDADOS DE ENFERMAGEM NO MANEJO DE PACIENTES COM SÍNDROME DO DESCONFORTO RESPIRATÓRIO AGUDO EM ADULTOS

Autores

  • Alex de Sousa Rodrigues Faculdade JK
  • Clariane Clara Rocha de Alencar Faculdade JK
  • Diana Góis dos Santos Faculdade JK

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13427

Palavras-chave:

Enfermagem. Pacientes. SDRA.

Resumo

No Brasil atualmente é visto que a Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA) tem levado muitos ao óbito pela falta de preparo profissional. Nesse contexto, a pandemia da Covid-19 afetou a vida da população mundial fazendo que se buscasse conhecimento aprofundado nessa área. Objetivo: evidenciar os principais cuidados de enfermagem na assistência ao paciente acometido pela SDRA, assim como, descrever as estratégias terapêuticas utilizadas na melhoria do desconforto respiratório. A pergunta norteadora do estudo é: quais as contribuições da enfermagem aos pacientes com SDRA? Como ocorre a atuação do enfermeiro ao paciente com SDRA acoplado ao ventilador mecânico? Metodologia: trata-se de uma pesquisa de revisão integrativa nas bases de dados: BVS e Google Scholar, artigos em idioma português, publicados no período de 2019 a 2024. Utilizou-se os seguintes descritores: enfermagem, pacientes e SDRA. Resultados: foi observado que o cuidado de enfermagem para os pacientes em SDRA é de grande valia, pois há grandes possibilidades de manifestações de sintomas e complicações que podem ser apresentados, destacando-se a necessidade de um conhecimento mais definido acerca dos sinais clínicos e da condição clínica para que as intervenções sejam eficazes, trazendo qualidade de vida, promovendo e prevendo complicações à saúde dos pacientes. Por fim, essa síndrome é associada à COVID-19 por ser um fenômeno recente e não há muito estudo que aborde certa intervenção mais delineada sobre essa temática. Conclusão: considera-se de extrema importância salientar essa realidade e buscar estratégias que melhorem as condições de trabalho da equipe de enfermagem, bem como, ampliação das capacitações de formações continuada, contribuindo assim, para proporcionar uma assistência qualificada voltada para um cuidado singular e integral a esses pacientes SDRA.

Objetivo: Mapear a evidência científica disponível acerca das boas práticas a adotar no cuidado ao doente crítico sob VMI em contexto de urgência hospitalar.

Método: Realizou-se uma scoping review de acordo com as indicações do Joanna Briggs Institute (JBI). A pesquisa foi realizada nas bases de dados MEDLINE, CINAHL, LILACS e BDENF – Enfermagem, com limitação temporal de artigos publicados entre os anos 2019 e 2023, respeitando critérios de inclusão e exclusão, resultando num total de cinco artigos.

Resultados: A análise dos cinco estudos incluídos permitiu identificar vinte e quatro intervenções consideradas boas práticas para uma maior qualidade dos cuidados e segurança dos doentes submetidos a VMI que permaneçam no SU.

Conclusão: Os resultados obtidos vieram demonstrar a importância destas intervenções para o sucesso da VMI, no entanto, existem discrepâncias na forma como os enfermeiros cuidam destes doentes, não havendo uniformização quanto à sua aplicabilidade. É necessário mais estudos, formação e elaboração de normas adaptadas ao contexto do SU.

Biografia do Autor

Alex de Sousa Rodrigues, Faculdade JK

Graduando em Enfermagem- Faculdade JK. 

Clariane Clara Rocha de Alencar, Faculdade JK

Graduanda em Enfermagem- Faculdade JK. 

Diana Góis dos Santos, Faculdade JK

Orientadora do curso em bacharelado em Enfermagem- Faculdade JK.

Downloads

Publicado

2024-03-28

Como Citar

Rodrigues, A. de S., Alencar, C. C. R. de, & Santos, D. G. dos. (2024). CUIDADOS DE ENFERMAGEM NO MANEJO DE PACIENTES COM SÍNDROME DO DESCONFORTO RESPIRATÓRIO AGUDO EM ADULTOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(3), 2714–2728. https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13427