JUIZADOS ESPECIAIS COMO MECANISMO DE ACESSO À JUSTIÇA NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

Autores

  • Fernanda Andrade Veras Veni Creator Christian University
  • Leonardo David Quintiliano Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13302

Palavras-chave:

Juizados Especiais. Efetividade. Acesso à justiça. Estados Unidos da América.

Resumo

Este artigo busca precipuamente estudar o modelo americano de Juizados Especiais, tendo por parâmetro o conceito amplo de acesso à justiça e as questões identificadas no Projeto de Florença. Como objetivo acessório, o trabalho se presta a uma análise comparativa entre os sistemas de juizados especiais no Brasil e nos Estados Unidos. Utilizando pesquisa bibliográfica e o método hipotético dedutivo, verifica-se que ambos os países implementaram seus modelos com o objetivo de proporcionar uma resposta mais rápida e acessível à população, em especial, àquela carente de recursos, na resolução de litígios. Examina-se a estrutura e os procedimentos desses juizados, com recorte nas Small Claims Courts, destacando semelhanças e diferenças que refletem as características únicas de cada sistema jurídico, para se chegar à dedução final acerca da eficiência e utilidade do sistema americano, na promoção de uma acessibilidade jurisdicional mais ampla à sua população.

Biografia do Autor

Fernanda Andrade Veras, Veni Creator Christian University

Graduação em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP); Especialista em Direito Constitucional pela Faculdade Instituto Brasil de Ensino (IBRA); Mestranda na Veni Creator Christian University; Assessora Técnica Judiciária do Tribunal de Justiça de Pernambuco.

Leonardo David Quintiliano, Universidade de Lisboa

Orientador: Especialista em Direito Constitucional pela Universidade de Lisboa; Mestre em Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade de Lisboa e Doutor em Direito do Estado pela USP; Especialista em Direito Digital pela Fundação Superior do Ministério Público do RS.

Downloads

Publicado

2024-03-21

Como Citar

Veras, F. A., & Quintiliano, L. D. (2024). JUIZADOS ESPECIAIS COMO MECANISMO DE ACESSO À JUSTIÇA NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(3), 2097–2110. https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13302