IMPACTOS DO USO DE TI NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIR – CAMPUS DE VILHENA

Autores

  • Riuziene Prote Virtuoso Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Sérgio Candido de Gouveia Neto Universidade Federal de Rondônia - UNIR

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13260

Palavras-chave:

Ciências Contábeis. Ferramentas Tecnológicas. Tecnologia da Informação.

Resumo

As tecnologias têm sido empregadas em todas as áreas da vida de um ser humano, logo, pode-se dizer, que tem ocorrido uma evolução contínua no campo tecnológico. Independentemente, da faixa etária e do nível educacional, a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) tem proporcionado o aprimoramento do ensino-aprendizagem. Para a Contabilidade esses instrumentos propiciam a execução de várias tarefas no menor tempo possível. Diante do exposto, o presente estudo teve como objetivo geral analisar a percepção dos discentes de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia - Campus Vilhena sobre o uso da TI na sua aprendizagem. Empregou-se como metodologia, a pesquisa de natureza aplicada composta por 35 alunos, exploratória, quantitativa, descritiva e correlacional, através de pesquisa experimental. A amostra da pesquisa, assim, foi aplicada um questionário estruturado com questões abertas e fechadas, o método para a obtenção de dados foi Survey e, as respostas foram elencadas a partir do método adotado na Escala Likert. Os resultados evidenciaram que no que tange aos obstáculos para ultrapassar a real integração da TIC no ensino e aprendizagem, foi apontado que é a “Falta de meios técnicos (computadores, salas etc.)”; “Falta de recursos humanos específicos para apoio do professor face às suas dúvidas sobre a informática (técnica e pedagogicamente)”, “Falta de formação específica para integração das TICs junto aos alunos”, e “Falta de software e recursos digitais apropriados”; 62,9% mencionaram que realizaram curso específico da área de Contabilidade usando alguma plataforma on-line. Conclui-se, que dentre os acadêmicos do curso de Contabilidade da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) de Vilhena, verificou-se que em relação a utilização de recursos tecnológicos no Campus ainda há a falta de investimentos em ferramentas tecnológicas e para a capacitação dos acadêmicos para que possam utilizá-la.

Biografia do Autor

Riuziene Prote Virtuoso, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Graduanda do Curso de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR.

Sérgio Candido de Gouveia Neto, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Docente do Curso de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR.

 

Downloads

Publicado

2024-03-15

Como Citar

Virtuoso, R. P., & Gouveia Neto, S. C. de. (2024). IMPACTOS DO USO DE TI NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIR – CAMPUS DE VILHENA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(3), 1606–1624. https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13260