IMPACTOS DO USO DE TI NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIR – CAMPUS DE VILHENA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13260Palavras-chave:
Ciências Contábeis. Ferramentas Tecnológicas. Tecnologia da Informação.Resumo
As tecnologias têm sido empregadas em todas as áreas da vida de um ser humano, logo, pode-se dizer, que tem ocorrido uma evolução contínua no campo tecnológico. Independentemente, da faixa etária e do nível educacional, a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) tem proporcionado o aprimoramento do ensino-aprendizagem. Para a Contabilidade esses instrumentos propiciam a execução de várias tarefas no menor tempo possível. Diante do exposto, o presente estudo teve como objetivo geral analisar a percepção dos discentes de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia - Campus Vilhena sobre o uso da TI na sua aprendizagem. Empregou-se como metodologia, a pesquisa de natureza aplicada composta por 35 alunos, exploratória, quantitativa, descritiva e correlacional, através de pesquisa experimental. A amostra da pesquisa, assim, foi aplicada um questionário estruturado com questões abertas e fechadas, o método para a obtenção de dados foi Survey e, as respostas foram elencadas a partir do método adotado na Escala Likert. Os resultados evidenciaram que no que tange aos obstáculos para ultrapassar a real integração da TIC no ensino e aprendizagem, foi apontado que é a “Falta de meios técnicos (computadores, salas etc.)”; “Falta de recursos humanos específicos para apoio do professor face às suas dúvidas sobre a informática (técnica e pedagogicamente)”, “Falta de formação específica para integração das TICs junto aos alunos”, e “Falta de software e recursos digitais apropriados”; 62,9% mencionaram que realizaram curso específico da área de Contabilidade usando alguma plataforma on-line. Conclui-se, que dentre os acadêmicos do curso de Contabilidade da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) de Vilhena, verificou-se que em relação a utilização de recursos tecnológicos no Campus ainda há a falta de investimentos em ferramentas tecnológicas e para a capacitação dos acadêmicos para que possam utilizá-la.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY