EFEITO DA ACUPUNTURA EM PACIENTES RENAIS CRÔNICOS: REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Juliana Almeida Rossi de Freitas Faculdade Campos Elíseos

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13141

Palavras-chave:

Acupuntura. Doença renal crônica. Terapia complementar. Revisão.

Resumo

Na atualidade, verifica-se tímida produção científica em busca de evidências que avaliem os efeitos da acupuntura em pacientes com insuficiência renal crônica. Logo, reconhecer a acupuntura como intervenção efetiva e eficaz que otimiza as práticas em cuidados na terapia renal substitutiva, a partir de comprovações científicas robustas, proporciona a promoção da saúde e o bem-estar. Assim, faz-se necessária a busca de evidências de estudos acerca dessa temática, a fim de respaldar a prática integrativa e complementar, bem como facilitar a escolha de técnicas, pontos, tempo de permanência, intervalo entre as sessões e indicações da terapia.

Biografia do Autor

Juliana Almeida Rossi de Freitas, Faculdade Campos Elíseos

Pós-graduada em Nutrição Ortomolecular e nutrigenômica com extensão em nutrigenética pela Faculdade Campos Elíseos.  Pós-graduada em Medicina Tradicional Chinesa - Acupuntura e Eletroacupuntura pela Faculdades Integradas Ipitanga (FACIIP). Nutricionista pela IBMR. 

Downloads

Publicado

2024-04-19

Como Citar

Freitas, J. A. R. de. (2024). EFEITO DA ACUPUNTURA EM PACIENTES RENAIS CRÔNICOS: REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 2051–2070. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13141