INTRODUÇÃO AO CONCEITO DE ENERGIA ELÉTRICA COM ESTUDANTES DO 5º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA POR MEIO DO ENFOQUE CTS

Autores

  • Áquila Sabres de Oliveira Rosario Faculdade de Educação São Luís
  • Elaine da Silva Ramos Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12981

Palavras-chave:

CTS. Física. Anos Iniciais.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi abordar o conceito de energia elétrica por meio do enfoque CTS com 28 estudantes do 5º ano de uma escola pública da cidade de Telêmaco Borba – PR, fazendo assim a inserção da Física nos anos iniciais, bem como trabalhando a consciência crítica dos estudantes. Para este trabalho utilizou-se como instrumento de coleta de dados registros em áudio e fotografia. A pesquisa tem caráter qualitativo e de pesquisa-ação. Buscou-se por meio da sequência trabalhada favorecer a dialogicidade dentro da sala de aula, bem como propiciando atividades com enfoque CTS para a produção de maior significado e contexto para os estudantes. A sequência foi trabalhada em 4 encontros (16 aulas). Os resultados mostram que a abordagem utilizada auxiliou para a aprendizagem dos estudantes, bem como despertou nos mesmos a reflexão acerca de questões ambientais. Houve interação e dialogicidade entre professora-aluno/aluno-aluno, sendo a professora o mediador no processo de ensino e aprendizagem. Pelos depoimentos dos estudantes acredita-se que passaram a se importar com questões como economia de água, de luz, preocupações com o meio ambiente. Propostas como esta deveriam estar mais presentes em aulas dos anos iniciais, pois assim estaríamos trabalhando com o gosto pela ciência desde cedo.

Biografia do Autor

Áquila Sabres de Oliveira Rosario, Faculdade de Educação São Luís

Licenciatura em Física - Instituto Federal do Paraná (Campus Telêmaco Borba) Especialização: Educação Especial com ênfase em Transtornos Globais de Desenvolvimento (TGD) e Altas Habilidades - Faculdade de Educação São Luís.

Elaine da Silva Ramos, Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática - Universidade Estadual de Londrina (UEL) Professora no Curso de Licenciatura em Química na Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD.

Downloads

Publicado

2024-02-16

Como Citar

Rosario, Áquila S. de O., & Ramos, E. da S. (2024). INTRODUÇÃO AO CONCEITO DE ENERGIA ELÉTRICA COM ESTUDANTES DO 5º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA POR MEIO DO ENFOQUE CTS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(1), 1093–1111. https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12981