A RELEVÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESCOLAR PARA O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO

Autores

  • Elivaine Aparecida Borges Junqueira Universidad Del Sol – UNADES – Paraguai, PY.
  • Isabel Cristina dos Santos Universidad Del Sol – UNADES – Paraguai – PY
  • Suriá Ferreira Rodrigues de Oliveira Universidad Del Sol – UNADES – Paraguai – PY
  • Jeromice Moreira da Silva Universidad Del Sol – UNADES – Paraguai – PY

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12950

Palavras-chave:

Planejamento escolar. Desenvolvimento do conhecimento. Prática pedagógica. Ensino-aprendizagem

Resumo

RESUMO: O presente estudo concentra-se no planejamento da atividade docente em uma instituição educacional para a construção do conhecimento, originando-se da seguinte questão-problema: De que maneira o planejamento escolar pode ser considerado um elemento crucial e determinante para potencializar o desenvolvimento do conhecimento em diversos cenários educacionais, e como essa relevância se manifesta na prática pedagógica, impactando diretamente o processo de aprendizagem dos estudantes? O objetivo foi analisar e destacar a importância do planejamento escolar como fator determinante para o desenvolvimento do conhecimento em contextos educacionais. Os objetivos específicos buscaram investigar as bases teóricas que fundamentam a importância do planejamento escolar no contexto educacional, avaliar a influência do planejamento escolar no processo de construção do conhecimento em ambientes educativos e identificar práticas eficazes de planejamento escolar que promovem o desenvolvimento cognitivo dos estudantes. Este estudo se classifica como bibliográfico, sendo assim, ao longo da elaboração do trabalho, foram analisadas e comparadas as ideias de diversos autores que abordam a temática, incluindo Vasconcellos (2000), Ferreira (2009), Lück (2009), Libâneo (2013), entre outros. A escolha desta pesquisa fundamenta-se na necessidade premente de compreender e destacar o papel do planejamento escolar como um fator determinante para o desenvolvimento do conhecimento no contexto educacional. A relevância desta investigação reside na constante busca por aprimorar as práticas pedagógicas e, consequentemente, otimizar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem. Os resultados obtidos revelam a importância de conceber o planejamento escolar, de maneira eficaz, para desempenhar um papel central na promoção de ambientes educacionais mais estruturados e dinâmicos. A compreensão aprofundada dessa temática torna-se essencial para educadores, gestores e demais envolvidos no cenário educacional, uma vez que o planejamento não apenas delineia metas, mas também influencia diretamente a efetividade das estratégias educativas.

 

Palavras Chaves: Planejamento escolar. Desenvolvimento do conhecimento. Prática pedagógica. Ensino-aprendizagem

Biografia do Autor

Elivaine Aparecida Borges Junqueira, Universidad Del Sol – UNADES – Paraguai, PY.

Mestranda em Ciências da Educação pela Universidad Del Sol – UNADES – Paraguai – PY; 

Isabel Cristina dos Santos, Universidad Del Sol – UNADES – Paraguai – PY

Mestranda em Ciências da Educação pela Universidad Del Sol – UNADES – Paraguai – PY; 

Suriá Ferreira Rodrigues de Oliveira, Universidad Del Sol – UNADES – Paraguai – PY

Mestranda em Ciências da Educação pela Universidad Del Sol – UNADES – Paraguai – PY;

Jeromice Moreira da Silva, Universidad Del Sol – UNADES – Paraguai – PY

Doutora em Ciências da Educação pela Universidad Del Sol – UNADES – Paraguai – PY; 

Downloads

Publicado

2024-02-09

Como Citar

Junqueira, E. A. B., Santos, I. C. dos, Oliveira, S. F. R. de, & Moreira da Silva, J. (2024). A RELEVÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESCOLAR PARA O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(1), 711–720. https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12950