DIFERENTES ABORDAGENS TERAPÊUTICAS PARA O VAGINISMO: UMA REVISÃO LITERÁRIA

Autores

  • Marcela Reis Fonseca Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus
  • Júlia Belo de Oliveira Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12920

Palavras-chave:

Vaginismo; Tratamentos para vaginismo; Definições de vaginismo; Toxina botulínica para vaginismo; Fisioterapia e vaginismo; Psicoterapia e vaginismo.

Resumo

O vaginismo é um quadro subdiagnosticado, carecendo de atenção devido à falta de pesquisas e discussões sobre o tema. Isso leva a tratamentos inadequados, porém diferentes abordagens mostram eficácia na melhoria da qualidade de vida. A fisioterapia e a psicoterapia, especialmente a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), trazem resultados expressivamente positivos, assim como procedimentos invasivos, como injeções de toxina botulínica e técnicas de infiltração de pontos gatilhos e radiofrequência. Com abordagens diversas, os profissionais devem estar cientes para proporcionar avaliação e tratamento personalizados.

Biografia do Autor

Marcela Reis Fonseca, Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus

Residente do terceiro ano em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus – HMTJ. Médica formada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - FCMS/JF (Suprema).

Júlia Belo de Oliveira, Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus

Residente do segundo ano em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus – HMTJ, Médica formada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - FCMS/JF (Suprema). 

Downloads

Publicado

2024-02-07

Como Citar

Fonseca, M. R., & Oliveira, J. B. de. (2024). DIFERENTES ABORDAGENS TERAPÊUTICAS PARA O VAGINISMO: UMA REVISÃO LITERÁRIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(1), 551–558. https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12920