DROGAS E O SERVIÇO SOCIAL

Autores

  • Mayara Coi Chaves Gonçalves Universidade Federal de Pelotas 
  • Fernando Rodrigo Henkes Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Felipe Rodrigo Kipper Universidade de Santa Cruz do Sul-UNISC
  • Leonardo Nogueira da Silva Faculdade Porto-Alegrense - FAPA
  • Robson Souza de Almeida Puc- Campinas - SP
  • Marcelo Nascimento Almendros de Oliveira PUC-RS

Palavras-chave:

Drogas. Serviço Social. Questão Social.

Resumo

Caros leitores e leitoras,

 

É com grande satisfação que veiculamos o livro digital "Drogas e o Serviço Social". Esta obra, cuidadosamente elaborada, destaca-se como uma contribuição significativa para o entendimento complexo e multifacetado do papel do Serviço Social no contexto das questões relacionadas às drogas. Por meio de uma abordagem crítica e reflexiva, tivemos em vista proporcionar, uma análise aprofundada sobre as interseções entre as drogas e a prática profissional do Serviço Social.

A introdução do livro estabelece o cenário para a discussão abrangente que se seguirá. Exploramos as motivações por trás da escolha deste tema, apresentando a relevância crescente do Serviço Social diante dos desafios emergentes relacionados ao uso de substâncias psicoativas. Além disso, oferecemos uma visão geral dos principais tópicos abordados nos capítulos subsequentes, proporcionando aos leitores uma orientação clara sobre a estrutura da obra.

Este capítulo constitui o cerne da obra, mergulhando nas complexidades das interações entre as drogas e a prática do Serviço Social. Exploramos as dimensões históricas, socioculturais e políticas que moldam o cenário contemporâneo das questões relacionadas às drogas. Ademais, destacamos a importância da abordagem humanista e da ética profissional na prestação de serviços a indivíduos afetados pelo uso de substâncias psicoativas. Ao longo do capítulo, são apresentados estudos de caso, análises críticas e reflexões éticas, proporcionando uma compreensão abrangente e contextualizada.

A conclusão do livro não apenas recapitula as principais descobertas e insights apresentados no decorrer desta obra, mas, expande a discussão para contemplar futuras direções e desafios para a prática do Serviço Social diante das questões relacionadas às drogas. Destacamos a necessidade contínua de uma abordagem interdisciplinar, o fortalecimento de políticas públicas eficazes e a promoção de iniciativas preventivas e de intervenção. Este capítulo não é apenas um encerramento, mas um convite à reflexão ativa e ao engajamento contínuo com essa temática crucial.

Em "Drogas e o Serviço Social", ofereceremos uma perspectiva aprofundada, informada e crítica sobre o papel fundamental do Serviço Social nas questões relacionadas às drogas. Convidamos todos os interessados na promoção da justiça social e no bem-estar daqueles afetados pelo uso de substâncias psicoativas a explorar este livro e a se envolverem ativamente nas discussões e ações seguintes. Acreditamos que esta obra contribuirá significativamente para o enriquecimento do conhecimento e para a prática ética e consciente no campo do Serviço Social.

Agradecemos sinceramente pela sua atenção e esperamos que este livro desperte reflexões valiosas e inspire ações transformadoras.

 

Os autores

Biografia do Autor

Mayara Coi Chaves Gonçalves, Universidade Federal de Pelotas 

Curso Superior em Gestão Ambiental. Universidade Federal de Pelotas.

Fernando Rodrigo Henkes, Universidade de Santa Cruz do Sul

Formação em Direito. Universidade de Santa Cruz do Sul.

Felipe Rodrigo Kipper, Universidade de Santa Cruz do Sul-UNISC

Direito - Universidade de Santa Cruz do Sul-UNISC.

Leonardo Nogueira da Silva, Faculdade Porto-Alegrense - FAPA

Administração de Empresas. Faculdade Porto-Alegrense - FAPA.

Robson Souza de Almeida, Puc- Campinas - SP

Fisioterapia. Puc- Campinas - SP.

Marcelo Nascimento Almendros de Oliveira, PUC-RS

 Ciências Jurídicas e Sociais. PUC-RS.

Downloads

Publicado

2024-01-31

Como Citar

Gonçalves, M. C. C., Henkes, F. R., Kipper, F. R., Silva, L. N. da, Almeida, R. S. de, & Oliveira, M. N. A. de. (2024). DROGAS E O SERVIÇO SOCIAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12–61. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/12904

Edição

Seção

E-books

Categorias