QUAIS AS POSSIBILIDADES DE TRANSFORMAÇÃO DA BIBLIOTECA EM UM AMBIENTE PROPÍCIO À CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO SOBRE A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS (ERER) DOS ESTUDANTES? UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12877Palavras-chave:
Instrução do acordo das etnias dos povos, Identidade étnico racial, Livraria.Resumo
Introdução: Uma das funções da biblioteca é tornar o sujeito crítico e ciente dos saberes advindo da prática da leitura e, com isso, ter a possibilidades de a biblioteca se transformar em um ambiente propício à construção do pensamento crítico sobre a educação das relações étnico-raciais (ERER) dos estudantes como sua missão educadora. Objetivo: O objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão sistemática da literatura, com o intuito de apresentar quais as possibilidades de transformação da biblioteca em um ambiente propício à construção do pensamento crítico sobre a ERER dos estudantes. Materiais e métodos: Foi feita uma busca das referências nas bases de dados Periódicos Capes e Google Acadêmico em janeiro de 2024. A busca permitiu a identificação de 05 artigos que se adequaram aos critérios estabelecidos. Resultados: A partir da análise dos dados, foi possível verificar que 60% dos artigos analisados concordam que os seus interesses convergem para que a biblioteca sirva como ambiente de colaboração para reflexão do pensamento crítico sobre a educação das relações étnico-raciais (ERER) dos estudantes. E, 20% dos artigos informa que a biblioteca apresenta uma anulação da literatura afro-brasileira em seu acervo, o que trás a questão o debate de uma política de restauração dos acervos da biblioteca. Por fim, os outros 20% teve como resultado a consciência da importância do papel da biblioteca em estimular o discernimento crítico e em formar ações culturais que culminem na construção do acervo que trate sobre a diversidade cultural e étnica na formação cidadã brasileira. Por tanto, observou-se que 80% dos artigos informam sobre a necessidade da biblioteca ser um ambiente que propicie à construção do pensamento crítico sobre a educação das relações étnico-raciais (ERER) dos estudantes. Quanto que, 20% aniquilou do seu acervo essa possibilidade aos seus estudantes. Conclusão: Por tanto, foi possível concluir que na biblioteca encontra-se a possibilidade de ser um ambiente propício à construção do pensamento crítico sobre a educação das relações étnicos-raciais (ERER) nos estudantes. Porém, verificou-se que nem todas as bibliotecas estão preparadas para tornar-se um local de transformação e construção do pensamento crítico reflexivo sobre o referido assunto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY